Oficina sobre esporte e cultura marca conferência em Corumbá

A III Conferência de Promoção ao Protagonismo Juvenil prossegue em Corumbá com a realização de oficinas de esporte e cultura, além de palestras focando temas servem de base para a formação do jovem protagonista. O evento foi aberto na noite de ontem pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), em solenidade no Espaço Educacional, e prossegue até sexta-feira, dia 22.

Realizada pela Prefeitura de Corumbá e órgãos parceiros que atuam na luta pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o evento integra a Semana de Incentivo ao Protagonismo Juvenil, um dos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual.

Nesta terça-feira, a programação teme sequência com a realização de oficinas sobre basquete e skate de rua, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató; percussão banda e hip hop, no Centro Multiplo Lucilio Medeiros (poliesportivo da Porto Carrero); grafitagem, no CRAS II e no Programa de Medidas Sócio Educativas (Infraero); cinema, na Casa Brasil; teatro, na Universidade Federal, e street dance (b boy), na Oficina de Dança.

No período da manhã, os trabalhos aconteceram no período das 7h30 às 10h30. Agora à tarde, os trabalhos foram iniciados às 13h30 e vão até às 16h30. As oficinas são ministradas por voluntários e jovens que já desenvolvem ações de protagonismo nas escolas ou instituições voluntárias. As oficinas prosseguem amanhã, nos mesmos locais e horários.

Já nos dias 21 e 22 os jovens participarão de grupos de trabalho através de palestras com temas que servem de base a formação do jovem protagonista. As ações acontecem em dois períodos, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, no Colégio Santa Teresa. Os eixos temáticos previstos são saúde, cidadania, políticas públicas e direitos e deveres.

Também no dia 22, às 19h, palestra no Auditório Salomão Baruki, com uma palestra sobre “A violência e seus efeitos na população jovem”, a cargo do sociólogo e mestre Júlio Jacobo e do deputado estadual Paulo Duarte. O evento marca o encerramento da conferência em Corumbá.