Medalha é reconhecimento às ações na Odontologia, diz Ruiter

 Prefeitura de Corumbá

  

 Prefeito Ruiter Cunha destacou competência dos profissionais da Odontologia no serviço público 

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, recebeu nesta quarta-feira, 20 de maio, a medalha da “Ordem Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico”. A homenagem foi proposta pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO/MS), que ressaltou os importantes investimentos feitos na saúde bucal do Município para a entrega da honraria. O prefeito esteve acompanhado pela primeira-dama e secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira.

“A medalha justifica-se pelos avanços obtidos no setor pela ação prefeito Ruiter Cunha”, explicou o presidente do CRO/MS, Silvano da Silva Silvestre. “Esta administração está promovendo a abertura do mercado de trabalho para os odontólogos. Além disso, dá condições de trabalho para profissionais o que traz resultados positivo”, afirmou Silvestre ao entregar a medalha ao prefeito.

Ao receber a comenda, Ruiter reafirmou e destacou o trabalho dos profissionais da área de Odontologia no município. “Avançamos muito no campo odontológico e isso se deve à abnegação dos profissionais”, declarou o prefeito. Para ele, os profissionais da área são “competentes e revestidos da vontade de colaborar com a sociedade corumbaense”. 

O chefe do Executivo Municipal pediu engajamento maior dos odontólogos e reafirmou o compromisso, de sua gestão, com a Saúde Pública. “Peço mais dedicação e compromisso com a causa pública, para atender àqueles que mais necessitam”, disse.

Reafirmando a preocupação em oferecer condições melhores para os servidores desempenharem suas respectivas funções. “Vamos dar o máximo de reconhecimento aos profissionais da saúde que têm, conosco, a missão de desenvolver o município”.

Ruiter definiu a comenda como “reconhecimento a todos os corumbaenses e odontólogos preocupados com a saúde bucal de nossa gente”. 

Saúde bucal

Corumbá conta hoje com mais de 80 profissionais, entre auxiliares e dentistas, trabalhando na rede pública municipal. O atendimento dentário oferecido em Corumbá serve de referência para toda a região. O Núcleo de Saúde Bucal mantém o Programa de Educação e Prevenção Escolar, que atende diariamente os alunos da rede municipal de ensino (REME).  A cidade conta também com um Centro de Especialidades Odontológicas. Os ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Nova Corumbá e do Cristo Redentor tem atendimento odontológico durante a noite.

A Secretaria Executiva de Saúde implantou no ano passado o programa Dentista Itinerante. Ao longo da atual administração foram implantados 13 novos consultórios e adquiridos 3 escovódromos portáteis, utilizados para palestras nas escolas. Trezentas novas canetas de alta rotação (o popular motorzinho dentário) e vários outros equipamentos específicos fizeram a substituição dos aparelhos antigos, investimento que superaram os 170 mil reais.

Os profissionais do setor também passaram por vários cursos de qualificação. Em 2008, os 28 auxiliares de consultório concluiram a atualização iniciada em 2006. Foram 1.340 horas de aulas práticas e teóricas. Os técnicos e cirurgiões dentistas participam ainda do curso permanente de atendimento a DST – Aids.