Em palestra, professor da OSB prepara crianças para concertos

 Prefeitura de Corumba
  

 O musicólogo e professor Leonardo Sá, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

Professores e alunos da escola e da Banda Municipal Manoel Florêncio participaram na tarde de hoje, terça-feira, de uma palestra com o musicólogo e professor Leonardo Sá, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que à noite, a partir das 19h, se apresenta em Corumbá, na praça Generoso Ponce. O encontro aconteceu no auditório da Casa de Cultura Luis de Albuquerque e contou com as presenças da presidente da Fundação de Cultura e Turismo da Prefeitura, Ligia Maria Baruki e Melo; da superintendente de Cultura, Heloisa Helena da Costa Urt; do maestro da banda, José Carlos Marques Pereira, além de alunos que integram a Orquestra Vale Musica do Moinho Cultural Sul-Americano.

A palestra faz parte da programação da Orquestra Sinfônica Brasileira que, em todas as cidades em que se apresenta, mantém contatos com músicos locais e alunos de escolas públicas, para transmitir informações sobre a cultura musical, “preparando estas crianças e jovens para os concertos, além de despertar neles, o interesse pela música”, explicou o professor.

Leonardo Sá está na OSB há 10 anos e há 8, realiza este tipo de atividade junto às crianças e jovens músicos. Diz que isto faz parte do projeto cultural desenvolvido pela Orquestra, patrocinada pela Vale, “para que todos tenham uma oportunidade de frequentar o concerto e, quem sabe, despertar novos talentos”, informou.

A palestra durou cerca de uma hora e, segundo o maestro José Carlos, foi importante “para incentivar a criançada”. Ele classificou oi encontro como excelente e que “foi uma palestra brilhante”. O contato com o professor da OSB, conforme ele, mostrou que “Corumbá não está distante assim dos grandes centros”, e que “tudo é uma questão de oportunidade”, como esta que está sendo proporcionada pela OSB. “Mostra também que estamos no caminho certo. Nosso projeto é grande, temos cerca de 200 alunos, e o apoio que o prefeito Ruiter está nos dando é importante. Isto é bom. A cidade cresce e as nossas crianças também”, afirmou.

Simplicidade

A presidente da Fundação, Lígia Baruki, por sua vez, destacou a palestra como “sensacional”. Elogiou o professor, afirmando ter interagido com as crianças, com “um linguajar simples, acessível, apesar de ser uma pessoa culta, extremamente preparada”. Ela explicou que Leonardo Sá preparou as crianças para assistir ao concerto da OSB na noite de hoje na praça e, mais do que isto, ministrou “uma aula sobre instrumentos, o que é uma banda e o que é uma orquestra, enfim, com muito conteúdo”.

Após o término da palestra, a superintendente de Cultura, Heloisa da Costa Urt, fez um agradecimento ao professor em nome dos alunos, dos músicos da Banda Manoel Florêncio, e do prefeito Ruiter Cunha. Destacou a importância do encontro, falou sobre a escola e a Banda Manoel Florêncio, afirmando que “estas crianças estão aqui há tempo” e que “crescem conosco, formando hoje, uma banda tida como a melhor do Mato Grosso do Sul”.

Para ela, a presença da Orquestra Sinfônica Brasileira é importante para Corumbá, e que é uma honra receber músicos renomados como os que integram a OSB, que preparam “as nossas crianças”, ensinando os caminhos “e, quem sabe no futuro, transformar a nossa banda na Orquestra Sinfônica Manoel Florêncio”, desejou. Helô conclamou também as crianças presentes ao encontro com o professor Leonardo Sá, para convidar os país, familiares e vizinhos, para assistir ao espetáculo desta noite, a partir das 19h na praça Generoso Ponce.