Educação inclusiva reúne 12 cidades em seminário em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  

 Encontro visa garantir acesso e permanência no ensino regular de alunos com necessidades educacionais especiais

Representantes de 12 municípios sul-mato-grossenses discutem até sexta-feira, 22 de maio, em Corumbá, elaboração de políticas para a efetivação de um sistema educacional inclusivo. O objetivo é garantir acesso e permanência de todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino.

Além de Corumbá, participam da quarta edição do “Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” professores; coordenadores pedagógicos e gestores dos municípios de Antônio João; Aquidauana; Douradina; Porto Murtinho; Miranda; Ladário; Bonito; Bela Vista; Caracol; Bandeirantes; Bodoquena e Guia Lopes da Laguna. As 11 cidades são jurisdicionadas ao Polo de Corumbá.

O secretário executivo de Educação Hélio de Lima destacou, na abertura do seminário, as ações da Prefeitura de Corumbá para garantir efetivas condições de inclusão de estudantes com necessidades educacionais na Rede Municipal de Ensino (REME). “Aqui, vamos avaliar o que já fizemos e repensar as práticas”, disse.

Por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) os investimento em Educação têm focado, entre outras ações, na implantação de um centro multiprofissional de apoio ao desenvolvimento infanto-juvenil; criação de um núcleo de programas especiais; especialização em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras); aquisição de ônibus adaptados e instalações de brinquedoteca e centros psicopedagógicos.

Representando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, a secretária Municipal de Promoção da Cidadania, Maria Lúcia Ortiz Ribeiro, destacou que a política da atual administração é “fortalecer o serviço de educação especial inclusiva” já praticada pelo município. Para isso, avaliou como extremamente importante o seminário que reúne 12 cidades. “Vamos compartilhar experiências e teremos resultados palpáveis ao final desde encontro”.

O encontro é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Educação, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. As atividades acontecem em dois turnos (manhã e tarde) no auditório do Espaço Educacional, na rua Delamare, 1557. Realizado em parceria com a Secretaria de Educação Especial do MEC, o seminário terá palestras, oficinas. Na abertura a palestrante foi a professora mestre Fabiana Maria das Graças de Oliveira, que abordou o tema “Políticas Públicas da Educação Inclusiva”. Ela é integrante da Federação Nacional das APAEs.