Corumbá e Ladário se unem também pelo Meio Ambiente

 Arquivo PMC

  
Na maior região pantaneira, Semana do Meio Ambiente começa nesta 2ª

A Semana do Meio Ambiente será aberta nesta segunda-feira, 1º de junho, e vai até o dia 6. Pela primeira vez, as atividades acontecerão de forma conjunta, reunindo as cidades de Corumbá e Ladário. Mais uma vez, os dois municípios dão mostras de estarem desenvolvendo um trabalho conjunto, projeto defendido pelos prefeitos Ruiter Cunha de Oliveira e José Antônio Assad e Faria, ambos do PT. A solenidade de abertura será às 19hs, no Sindicato Rural de Corumbá. Estão previstos assinatura de atos de Governo; apresentação do Coral do Moinho Cultural Sul-Americano; palestra”Cidadão Responsável: Meio Ambiente Saudável”, com o major Carlos Sebastião Matoso, comandante da Polícia Ambiental de Mato Grosso do Sul, além de outra apresentação dos alunos do Moinho Cultural que reproduzem os sons das espécies de pássaros do Pantanal.

Antes da abertura oficial, foi preparada uma extensa programação como palestras, mostra de filmes, cursos, oficinas, visitações, exposição, Mostra de Projeto de Educação Ambiental da Reme, além de uma caminhada de abertura da semana em Ladário, programada para às 7h30 da segunda-feira.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização conjunta das Prefeituras de Corumbá e de Ladário, com apoio de diversos parceiros, como as ONGs Ecoa e PNP, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Sanesul, Ibama, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Uniderp Interativa, Museu de História do Pantanal, MMX Mineração e Metálicos, Embrapa Pantanal, Instituto Homem Pantaneiro, Fundação O Boticário, Exército Brasileiro, Cia Libélula Artes e Cultura, MSGÁS, Vale, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Rio Tinto.

As atividades fazem parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Este ano, o tema focado é “Cidadão Responsável: Meio Ambiente Saudável”. A solenidade de abertura será marcada por assinatura de atos voltados à preservação ambiental, apresentação do coral do Moinho Cultural Sul-Americano, apresentação também de alunos do Moinho reproduzindo os sons de espécies de pássaros do Pantanal, além de uma palestra focando juntamente o tema, a cargo do major Matoso, comandante da Polícia Ambiental de Mato Grosso do Sul.

Nesta segunda-feira as atividades começam logo cedo e se prolongam durante todo o dia. Em Ladário, às 7h30, abertura oficial da semana com umas caminhada envolvendo alunos e comunidade. A concentração ser[a na Praça da Avenida 14 de Março, e as atividades estão a cargo do Instituto de Meio Ambiente e Cultura de Ladário.

Das 7h30 às 9h30, palestra sobre Conceitos de Educação Ambiental, com Shirley Matias, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. Será na Casa do Artesão, destinada a alunos do Projeto Pedagógico Oficina Escola Ladrilho Hidráulico.

Das 7h30 às 10h30, Circuito Tela Verde: 1ª Mostra de filmes socioambientais independentes, na Estação Experimental do Campo, para alunos do 5º ano da Escola Municipal Rural Paiolzinho, a cargo da Secretaria Executiva de Educação.

Das 08h às 10h, palestra – oficina sobre “Quem conhece, preserva! Seja responsável e cuide do planeta”. Será na Escola Farol do Norte, em Ladário, para alunos da própria instituição. As atividades estão a cargo do Instituto de Meio Ambiente e Cultura de Ladário e da ONG PNP.

Das 8h às 12h, Circuito Ambiental: sala de aula flutuante, caça ao tesouro, teatro de fantoche e tirolesa, na área natural do Quartel da Polícia Militar Ambiental, organizado pelo próprio batalhão. O evento é destinado a alunos das escolas Ângela Maria Perez e Izabel Corrêa, Fundação Bradesco, Moinho Cultural e Jatobazinho. O evento tem apoio do Corpo de Bombeiros.

Das 8h às 9h30, visita à Estação de Tratamento de Água da Sanesul, para alunos da Escola Municipal. No mesmo horário, programa idêntico na Estação de Tratamento de Água de Ladário, para alunos da Escola Estadual Leme do Prado.

Das 8h30 às 16h, mini-curso sobre Meio Ambiente Saudável: Produtos Perigosos X Produtos Ecológicos. Será ministrado pela mestre Rosana Aparecida Cândido Pereira Santos (IBAMA – Corumbá), 2º Sargento Antônio Rondon da Silva (2ª Cia da Polícia Militar Ambiental), Luciene Freire Boabaid (IMASUL), Fátima Seher (SEMAC) e Melissa Louise Marcondes (Uniderp Interativa).

Das 13h às 18h, exposição temporária com o tema “Cuidado! Animais na estrada” – Animais da fauna pantaneira taxidermizados… As atividades estão a cargo do MUHPAN IBAMA e da Polícia Militar Ambiental. Será uma exposição lúdica e didática reunindo acervo da Polícia Ambiental de Corumbá com animais taxidermizados da fauna pantaneira, vítimas de atropelamento e caça. A exposição será montada na Sala “Os Dez Pantanais”, no Museu de História do Pantanal, ambientalizando o espaço lúdico com um grito de alerta e de preservação da natureza.

Das 13h30 às 16h30, uma palestra sobre “Minhocultura”, com o pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal. Será na Estação Experimental do Campo, para professores e alunos da Escola Rural Carlos Cárcano. Às 14h, abertura da 1ª Mostra de Projetos de Educação Ambiental da Reme, no Espaço Educacional. É aberto à comunidade.

às 14h palestra sobre “Resíduos Sólidos X Meio Ambiente”, com Fábio Rodrigues, Analista Ambiental da MMX. Será na Cacimba da Saúde, destinado à comunidade local. Também às 14h, palestra “Relação Homem X Natureza”, com a pesquisadora Aldalgiza Inês Campolin, da Embrapa Pantanal. Será no Espaço Educacional, para alunos das escolas Luis Feitosa Rodrigues e Cyríaco Félix de Toledo (uma turma) e comunidade em geral.

Das 14h30 às 16h15, palestra sobre “Educação Ambiental no cotidiano escolar e Uso consciente da água”, com técnicos da Sanesul, nas escolas José de Souza Damy e Delcídio do Amaral, em Corumbá, e na escola Professor João Baptista, em Ladário. As palestras são destinadas a alunos do 5º ano.

Às 19h, Circuito Tela Verde: 1ª Mostra de filmes socioambientais independentes, no Espaço Educacional, para alunos da EJA e professores da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga.