Corumbá abre conferência de promoção ao protagonismo juvenil

A cidade de Corumbá sedia a partir de segunda-feira, a III Conferência de Promoção ao Protagonismo Juvenil. O evento integra a Semana de Incentivo ao Protagonismo Juvenil, um dos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a abertura será neste dia 18, às 19h, no Espaço Educacional.

A conferência é uma realização da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Ações Sociais e de Promoção da Cidadania, coordenada pela Secretaria Executiva de Assistência Social. A abertura marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades acontecem até o dia 22. Serão cinco dias de muita discussão, palestras e debates.

Destaque na abertura será a repactuação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com o PAIR (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil) e a Gerência de Políticas Públicas para Juventude.

A programação prevê ainda para os dias 19 e 20 de maio, nos períodos matutino e vespertino, oficinas de danças, basquete, skate, teatro, cinema e grafitagem, ministradas por voluntários e jovens que já desenvolvem ações de protagonismo. As atividades acontecem em pólos (escolas ou instituições voluntárias) fixados nos diversos pontos estratégicos da cidade.

Para os dias 21 e 22 os jovens participarão de grupos de trabalho através de palestras com temas que servem de base à formação do jovem protagonista. Temas tratados serão saúde, cidadania, políticas públicas e direito. As atividades acontecem no Colégio Santa Tereza.

No dia 22, às 19h30, no Auditório Salomão Baruki, será realizada uma palestra voltada à sociedade sobre a temática “A violência e seus efeitos na população jovem”, a cargo do deputado estadual Paulo Duarte e do sociólogo Júlio Jacobo.

Protagonismo Juvenil

O Protagonismo Juvenil, como eixo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visa à criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens o envolvimento em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. Para tanto, é necessária a participação ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade e sociedade em geral.

Com o intuito de alcançar esse objetivo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) vem desenvolvendo, no bojo das suas atividades, no decorrer do ano, ações embasadas nos quatro pilares da Educação: Aprender a ser; Aprender a conviver; Aprender a fazer e Aprender a Aprender. Com base nessa premissa as ações desenvolvidas no Protagonismo Juvenil também serão voltadas para desenvolver essas habilidades.

O Projeto prevê o envolvimento dos jovens do município de Corumbá de 14 a 18 anos que já desenvolvem ações voltadas ao Protagonismo, às redes municipais, estaduais, particulares de ensino, educadores e Universidades.