Belezas do pantanal corumbaense presentes no Salão de Turismo

 Prefeitura de Corumbá

  
Corumbá presente no Salão de Turismo

As belezas naturais, o artesanato, a culinária e o patrimônio histórico-cultural da Capital do Pantanal estarão em destaque, de hoje até domingo, na Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, abertos nesta quarta-feira no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande.

O evento é uma oportunidade dupla para o turismo da região, assinalou o superintendente de Turismo, José de Carvalho Júnior. “É um evento que serve tanto para convidar o público em geral a conhecer Corumbá, quanto para atrair investimentos na infra-estrutura do setor turístico, destacou o superintendente, que participou da abertura da Feira e do Salão.

José de Carvalho explicou que serão realizadas rodadas de negociação para empresários interessados em investir na região e ainda balcões de comercialização de pacotes turísticos nos quais a região pantaneira está incluída. Um dos roteiros que estão sendo oferecidos inclui passeios no Pantanal e na Bolívia, vizinha a Corumbá.

Quem visitar o Albano Franco de hoje até domingo, além do convite para passear no Pantanal, poderá conhecer um pouco da produção cultural corumbaense, representada no artesanato feito pelas mulheres da Associação Amor Peixe, nas capivaras de madeira, nas violas de cocho ou ainda na arte em cerâmica da Casa de Massabarro.

Considerada uma das referências do artesanato de Corumbá, a instituição enviou um representante para o evento, para que os visitantes pudessem presenciar a confecção de peças. Ricardo Alexandre, de 31 anos, há 15 na Casa de Massabarro, vai demonstrar como são feitos os bichos em cerâmica e as imagens sacras, entre elas a Nossa Senhora do Pantanal, tão característica de Corumbá.

Nas artes plásticas, o município está representado pelas obras da artista plástica Marlene Mourão, a Peninha. O gosto pela música e pela dança também está representado. Na sexta-feira, a Oficina de Dança, projeto mantido pela prefeitura e que atende mais de 600 jovens, fará uma apresentação.

A gastronomia pantaneira também se fará presente, a partir de hoje à noite, com o bacalhau pantaneiro e também a saltenha e o refrigerante mate chimarrão, que serão servidos aos visitantes da Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul. O evento vai até domingo, no Centro de Convenções Albano Franco.