Unidade de Saúde amplia atendimento à população do centro

 Prefeitura de Corumbá

  
Unidade funciona na rua Dom Aquino, centro da cidade

A Unidade Básica de Saúde dr. Pedro Paulo está com horário diferenciado de atendimento. O funcionamento, desde a última segunda-feira, foi ampliado para até às 21h30, permitindo assim, melhor acesso da população residente na região central da cidade. “São três turnos de trabalho e, somente no primeiro dia (segunda-feira) tivemos 27 pessoas procurando a unidade, no período das 17h30 às 21h30”, comentou uma das coordenadoras, enfermeira Alessandra Martins Feliciano.

A implantação de um terceiro turno de trabalho vem ao encontro das orientações do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela rede de saúde pública do município. O Pedro Paulo, localizado na 13 de Junho, entre a Antônio João e Tiradentes, é responsável pelo atendimento à população residente no centro da cidade.

Conta com sete médicos, sendo cinco clínicos e dois pediatras; uma enfermeira; duas auxiliares de enfermagem, além de dois agentes de saúde que integram o corpo administrativo. Conta também com uma equipe do Estratégia de Saúde da Família.

A unidade, implantada recentemente, assumiu o programa de combate à hipertensão e diabetes para pacientes residentes no centro da cidade, que até então eram atendidos pelo Centro Integrado de Saúde. São cerca de 700 pessoas que passam pelo local mensalmente. Além disso, trabalha com o exame preventivo, com cerca de 90 pessoas cadastradas, e com gestantes, todos com atendimento agendado.

Alessandra acredita que com o terceiro turno, a média de atendimento deverá ser bem maior, tanto agendado como os de rotina. Aposta também que a procura deverá crescer, tendo em vista que, com o novo horário, haverá condições de prestar um melhor atendimento àquelas pessoas que, durante o dia, trabalham.