Tudo pronto para a 1ª edição do ano da Ação Prefeito Presente

 Prefeitura de Corumbá
  

 Secretária se reúne com servidores e define detalhes para a ação

A secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, detalhou nesta manhã, durante reunião no auditório da Prefeitura, os últimos detalhes para a primeira Ação Prefeito Presente de 2009. O programa acontece nesta sexta-feira e no sábado no Estádio Arthur Marinho. Serão beneficiadas as comunidades do próprio bairro Arthur Marinho, além da Cervejaria, Dom Bosco e Generoso.

Panfletos explicativos já estão sendo distribuídos em todos os bairros atendidos pela 25ª edição do projeto, considerado carro-chefe da primeira administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). A ação começa na sexta-feira, através do Prefeito Itinerante. Na oportunidade, durante o período da tarde, o prefeito Ruiter desloca toda estrutura administrativa do Executivo, uma oportunidade para um contato mais direto com a comunidade, através de audiências. Nesta data, o acesso ao estádio será feito exclusivamente pela rua Cyríaco de Toledo.

O sábado, dia 25, será reservado para a Ação Social. No período das 08h às 13h, serão disponibilizados serviços de orientações a respeito do cadastro único, carteira de passe livre municipal para o idoso e pessoas deficientes, benefícios eventuais, defesa do consumidor, orientações jurídicas pela Procuradoria Geral do Município, Programa Pró Jovem Trabalhador, DST/AIDS, planejamento familiar, aleitamento materno, vigilância alimentar e nutricional, saúde do idoso, saúde mental, Estratégia da Saúde da família, hiperdia, tuberculose e hanseníase, saúde do trabalhador, ações para mulheres gestantes, informações sobre violação dos Direitos Humanos e Previdência Social, bem como emissão da Certidão de Nascimento.

Também serão disponibilizados pela Prefeitura e parceiros, atendimentos para consultas médicas, aplicação de flúor, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinas para crianças e adultos e corte de cabelos, além de oferecidas oficinas de grafite, “Mulheres donas do seu destino”, penteados afros, confecção de colares, artesanato com material reciclável e inclusão digital.

No segundo dia, a entrada será feita pela rua Edu Rocha. Todos servidores que participam da atividade estarão uniformizados. A camisa vermelha com o novo símbolo da Ação Prefeito Presente foi entregue aos coordenadores. Ao longo da manhã serão promovidas atividades de recreação como torneios de futebol de campo, tênis de mesa, de queimada e taco. Ainda como atividades lúdicas a comunidade terá pinturas em desenhos, pintura facial com símbolos do trânsito, balomania, brincadeiras educativas sobre o trânsito e divulgando Corumbá na Ação Prefeito Presente.

Também vão acontecer lançamentos de cartilha, curso e oficina “Orientação para Gestantes”, confecção de brinquedos diversos para bebê, de contação de histórias, confecção de bonecas, mostra do projeto “Mulheres de Fibra”, exposição de artesanato do CAPS Ad, inscrição de voluntários para “Capacitação de Defesa Civil”, distribuição de cartilhas e panfletos educativos sobre o trânsito.

Estão envolvidos na execução do Prefeito Presente todos os órgãos da Prefeitura, além de INSS, Cartório 2º Oficio, SENAI, Unidade de Identificação de Corumbá (Polícia Civil), Caixa Econômica Federal, Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), 7ª Zona Eleitoral e Junta do Serviço Militar.