Simulação contra desastre marca Dia da Saúde em Corumbá

Equipes da Gerência Municipal de Ações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fazem amanhã, 7 de abril, uma simulação de atendimento a desastre no Centro Integrado de Saúde, como parte das atividades do Dia Mundial da Saúde. A informação foi prestada na manhã desta segunda-feira pelo  capitão bombeiro Fábio Catarineli, gerente de Defesa Civil, adiantando que será aplicado no local, um plano de contingência, trabalhando não só a evacuação de funcionários, mas também da própria população que estiver na unidade de saúde no momento.

Este ano, o tema do Dia Mundial da Saúde é “Salvar vidas – Hospitais seguros em situações de emergência”. Catarineli informou que o Centro Integrado de Saúde foi escolhido por ficar em uma posição estratégica, ao lado da Estação de Transbordo. “Fizemos um treinamento hoje, sem a presença do Corpo de Bombeiros e o tempo para evacuação do prédio foi de 4m51. Amanhã, vamos cronometrar não só a evacuação de todas as pessoas do interior do prédio, mas também o tempo em que o Corpo de Bombeiros levará para chegar ao local, a partir do momento em que for chamado”, disse.

Catarineli explicou que a simulação de atendimento a desastre foi uma iniciativa conjunta com a Secretaria Executiva de Saúde Pública, que convidou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para o trabalho. “Será importante para mostrarmos que a população conta com um serviço de qualidade e seguro. Será importante para treinar não somente o funcionário, mas também a própria população, sobre como agir em momento de desastre como incêndio e outros”, explicou. A simulação no CIS será às 9h.