Ruiter participa de inauguração da nova sede da Justiça Federal

 Prefeitura de Corumbá

  

 Prefeito Ruiter Cunha e presidente do TRF desembargadora federal Marli Ferreira, descerraram placa inaugural 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou da inauguração da nova sede da Justiça Federal de Corumbá, no final da manhã desta terça-feira, 28 de abril. A 4ª Subseção Judiciária passa a funcionar na rua 15 de Novembro, 120, área central. A solenidade trouxe à cidade a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), desembargadora federal Marli Ferreira.

A Justiça Federal em Corumbá conta com a Vara especializada em Direito Ambiental, Indígena e Agrário (sem prejuízo de outras competências). Possui cerca de 5.000 processos em andamento e 13 servidores, entre funcionários efetivos; estagiários e oficial de Justiça. As juízas federais Eliana Borges de Mello Marcelo (titular e diretora da Subseção) e Fernanda Carone Sborgia (substituta) respondem pela 1ª Vara da Justiça Federal de Corumbá.

Em discurso durante a cerimônia, o chefe do Executivo corumbaense destacou que “política e o Direito andam de mãos dadas”. De acordo com o prefeito, “a boa luta política, travada de acordo com as regras jurídicas, resulta na justiça social”. Para Ruiter, “enquanto os direitos de cada pessoa não forem prontamente e eficazmente atendidos, independentemente da extração social do cidadão, não seremos todos iguais perante a lei”.

A presidente do TRF 3ª Região, desembargadora Marli Ferreira, disse que com o novo prédio, a Justiça Federal ganha “local adequado; digno e saudável para atender à população”.

Por sua vez a diretora da 4ª Subseção Judiciária, juíza federal Eliana Borges de Mello Marcelo, explicou que a população deve procurar a Justiça Federal em casos com processos que envolvam a União. “Nossa equipe faz o encaminhamento das áreas, indica os advogados. Tudo isso é sem custo. Os advogados promovem as ações que são pagas pela União”. O atendimento ao público vai das 10h às 16 horas.

Também acompanharam a cerimônia de inauguração, o prefeito de Ladário José Antônio Assad e Faria (PT); os secretários Daniel Martins Costa (Finanças e Administração); Lamartine Figueiredo Costa (Ações Sociais); Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania); Sicard Maciel de Barros (Meio Ambiente e Produção Rural) e Carlos Porto (Relações Institucionais).

Ainda participaram da solenidade o desembargador federal Carlos Muta; o juiz federal Renato Toniasso; a juiza federal Leila Paiva de Mello, e o juiz diretor do Fórum de Corumbá, Roberto Ferreira Filho.