Ruiter participa de audiência pública sobre Trem do Pantanal

 Prefeitura de Corumbá

  
Ruiter e deputados Paulo Duarte e Arroyo na audiência

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), destacou a importância da recuperação da malha ferroviária da região para o desenvolvimento dos setores econômico e turístico do Pantanal. “Precisamos estabelecer as possibilidades mais concretas e realistas que temos para que a ferrovia volte a ser viável ainda dentro de um curto espaço de tempo”, afirmou Ruiter durante a audiência pública Trem do Pantanal.

A atividade aconteceu na tarde desta segunda-feira, 13 de abril, no auditório do Sindicato Rural de Corumbá. Além do Executivo Municipal, vereadores, deputados estaduais e o senador Delcidio do Amaral (PT/MS) participaram da audiência, que também teve a presença da diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brum, e de representantes da América Latina Logística (ALL), concessionária da ferrovia, e da Serra Verde Express, empresa que vai explorar o serviço de transporte de passageiros na volta do Trem do Pantanal, prevista para próximo dia 8 de maio no trecho entre Campo Grande e Miranda.

“Da forma como está, hoje o Trem do Pantanal não chega a Capital do Pantanal”, definiu o prefeito. Além de forte atrativo turístico, o trecho férreo que vai da Bolívia, passa por Corumbá e vai até Bauru, no interior de São Paulo, possuiu grande importância econômica para todo o Estado. “Esta é uma linha importante para o escoamento da nossa produção, principalmente a minero-siderúrgica”, continuou Ruiter.

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), também reforçou a importância da linha para a região pantaneira. “A ferrovia é de uma importância econômica fundamental para nossa cidade, principalmente pela existência do Porto Intermodal que a cidade possuiu, mas que infelizmente encontramos em estado de abandono”, frisou o prefeito ladarense.

Os deputados estaduais Paulo Duarte, Antônio Carlos Arroyo e Marcos Trad participaram da audiência, proposta pelo Legislativo corumbaense. O secretário Municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, o secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, a diretora-presidente da Fundação Especial de Cultura e Turismo de Corumbá, Ligia Baruki, e os subsecretários de Comunicações Institucional, Lucinéia Barreto, e de Ações da Cidadania, Arturo Ardaya, participaram do encontro.