Ruiter destaca união em torno da segurança pública

 Prefeitura de Corumbá

  

 Prefeito Ruiter Cunha assinou convênios para melhorar ações na segurança pública

O prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira (PT) destacou a importância da reunião “Segurança, Justiça e Cidadania – compromisso de todos” promovida na tarde desta quarta-feira, 22 de abril, no auditório da Prefeitura Municipal. Ruiter destacou que é “interesse” do Executivo Municipal discutir ações que garantam a segurança pública da população uma vez que o tema é uma das maiores reivindicações da sociedade corumbaense.

Ruiter fez um relato das ações já realizadas pela Prefeitura na área. Ele informou aos participantes do evento como a ampliação do efetivo da Guarda Municipal de 89 para 239 guardas; manteve convênios com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública que garantiu repasse de combustíveis e manutenção das viaturas das Polícias Militar e Civil, bem como do Corpo de Bombeiros.

Outra ação destacada pelo prefeito foi a implantação do programa Elo, que deu trabalho a 115 pessoas que cumpriam pena no regime semi-aberto. Atualmente, o serviço de ressocialização atende 90 apenados. “Estamos abertos e queremos estar próximos para contribuirmos com ações que garantam a segurança da comunidade”.

Na avaliação do chefe do Executivo corumbaense, é necessária a adoção de “uma linha coesa e integrada para buscar ações que minimizem os problemas da segurança pública em nosso município”.

União dos poderes

Na entrevista coletiva após a reunião, Ruiter afirmou que o Executivo Municipal atuará da forma “mais rápida possível para implantar a unidade da Estratégia de Saúde da Família nos presídios masculino e feminino”. A unidade terá equipe completa com médico; odontólogo; psicólogo; enfermeiros e auxiliares. A iniciativa faz parte de um programa do Executivo Municipal e vai ao encontro das solicitações dos internos das duas instituições penais. “A segurança é um setor que nos preocupa e atuação deve ser desde a forma preventiva”, afirmou.

Para o prefeito a reunião desta quarta-feira mostrou que há “disposição dos órgãos em, trabalhando unidos, buscarem uma melhor estratégia de atuação para o setor”. Sobre o Termo de Cooperação Mútua assinado no encontro Ruiter foi enfático: “mostra a união dos poderes na busca de uma melhor forma de contribuir”.

Ruiter ainda destacou que uma das melhores maneiras de prevenção no setor é o investimento em “emprego; escolas” que “contribuem com a redução do envolvimento com periculosidade”.