Receita corumbaense representa pantanal em Salão de Turismo

 Prefeitura de Corumbá

  
Dona Catarina e o Bacalhau Pantaneiro, sucesso

O “Bacalhau Pantaneiro” será o representante da culinária do Pantanal na Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de MS. O evento acontece em Campo Grande entre os dias 27 e 31 de maio. Confeccionado por Catarina de Souza Nunes, uma das representantes de Corumbá, o prato foi selecionado entre várias outras receitas das cidades de Miranda, Anastácio e Aquidauana.

O julgamento aconteceu no último dia 20, na pousada Águas do Pantanal, em Miranda-MS, durante reunião do Fórum de Turismo do Pantanal, formado pelos municípios de Corumbá, Aquidauana, Miranda, Anastácio e Ladário.

A Setur (Secretaria Executiva de Turismo de Corumbá) é a atual coordenadora do Fórum e também é responsável pela participação da região pantaneira na principal feira de turismo do Mato Grosso do Sul. Na seletiva, os municípios apresentaram diferentes e criativas opções de pratos salgados e doces para a realização de degustação.

Cinco jurados, sendo um representante de cada município e uma pessoa representando o Gopan (Grupo de Operadoras de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) e a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens do MS) analisaram a apresentação, o sabor, harmonia, seleção dos ingredientes e a forma de preparo de cada receita.

Além do “Bacalhau Pantaneiro”, o outro representante da região pantaneira na Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de MS será o “Delícia do Reino”, de Rosaura Dittmar, da cidade de Miranda. Os pratos apresentados no Fórum de Turismo do Pantanal foram:

Município   Prato

Corumbá    Rocambole Pantaneiro

Corumbá    Mosaico Corumbaense

Corumbá    Lasanha de Peixe

Corumbá    Bacalhau Pantaneiro

Corumbá    Torresminho de Piranha

Corumbá    Delicia Pantaneira

Corumbá    Peixe à Galope

Miranda     Jacaré ao Reino

Miranda     Caldo de Jacaré

Miranda     Delicia do Reino

Anastácio  Pamonha salgada

Anastácio  Pamonha doce

Anastácio  Pudim de Farinha de Mandioca

Anastácio  Bolo de Mandioca

Aquidauana        Escondidinho de Carne Seca

Aquidauana        Geléia de Mocotó

Aquidauana        Canjica com Amendoim