Projeto em Corumbá comemora a Páscoa e o fim do sedentarismo

 Prefeitura de Corumbá

  
Aulas de ginástica acontecem à tarde no Centro Popular

Alunos do projeto “Nossa Gente Saudável”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através de uma parceria entre a Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e a Secretaria Executiva de Saúde Pública, comemoraram a Páscoa com a realização de uma grande ceia a base de frutas e sucos naturais.

Sediado no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer o projeto da Prefeitura oferece aulas gratuitas de ginástica e hidroginástica para mais de 600 pessoas, na faixa etária acima de 35 anos. Além de trabalha com a conscientização da importância em manter hábitos saudáveis de vida, conseguidos com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

A professora de hidroginástica, Zenilda Torres da Conceição, explicou que a participação nas aulas está condicionada ao encaminhamento médico, feito via Secretaria de Saúde. Por sua vez, a professora de ginástica, Silvia Baruki, destacou que os resultados obtidos com o programa já se mostram positivos. “Percebemos melhorias no relacionamento social e na auto-estima. Além de oportunizar o acesso ao lazer e à prática de exercícios físicos”, disse.

Fim do sedentarismo

Cansaço, desânimo, dores no corpo, além de doenças mais graves como obesidade e pressão alta. O sedentarismo é considerado a doença do milênio, é um mal que atinge pessoas de todas as idades, classes e culturas. Trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Hoje em dia, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.

O Projeto Nossa Gente Saudável foi implantado em Corumbá justamente para combater este mal através de atividades físicas, por meio de três programas desenvolvidos no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer. Dois deles, Hidroginástica e Ginástica, foram iniciados em 2005, logo após a inauguração do centro. O terceiro foi implantado em 2008, o Hidroterapia.

Juntos, os projetos atendem cerca de 680 pessoas de várias faixas etárias. Estão sendo responsáveis direto pela mudança radical da vida das pessoas que freqüentam as atividades no Centro Popular, nos três períodos, conforme testemunho das professoras Silvia Baruki e Zenilda Torres da Conceição, que coordenam as atividades.

O gestor do Centro Popular, Silvino Rodrigues Ribeiro, diz que a comunidade está muito bem servida pelos três projetos. Segundo ele, um dos mais procurado é o Hidroginástica, terças e quinta, no período noturno. “São 380 pessoas participando de forma bastante ativa”, confirma. Outro com boa aceitação é Ginástica, que acontece de segunda a quinta à tarde, com 270 participantes.

“Além das atividades normais, as pessoas que freqüentam os nossos projetos contam com eventos que servem para aproximar ainda mais as pessoas, mostrando que o Centro Popular está aberto a toda comunidade”, afirma Silvino.

Um deles foi o Encontro de Atividade Física de Corumbá que serviu para conscientizar as pessoas sobre os riscos do sedentarismo e a importância da pratica de atividades físicas, além de sensibilizar a comunidade para a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

A Secretaria Executiva de Saúde Pública está presente nestas atividades e, agora, os integrantes dos da hidroginástica e da ginástica participaram de um encontro, em comemoração à Páscoa, que acontece neste domingo.