Prefeitura quer vacinar 23 mil animais contra raiva em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Vacinação é de casa em casa e nesta terça será no Maria Leite

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta segunda-feira, 06 de abril, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal. O trabalho está sendo desenvolvido por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligada à Secretaria Executiva de Saúde Pública, com apoio de soldados do Exército Brasileiro. A meta é imunizar 23 mil cães e gatos, até o dia 6 de maio. Só no Universitário, a previsão é imunizar perto de 1,5 mil animais.

A exemplo do ano passado, a vacinação está acontecendo de casa em casa. Isto se deve à circulação viral da raiva animal na região que, este ano, registrou dois casos, um em Puerto Suarez, na Bolívia, e o outro em Ladário. “Em Corumbá não temos casos desde julho de 2008. Mesmo assim, estamos em área com situação de risco. Por isso devemos fazer um trabalho de casa em casa e duas vezes por ano”, explicou o secretário de Saúde Cleber Colleone.

Colleone se reuniu com as equipes responsáveis pelos trabalhos de imunização esta manhã, antes do início da vacinação. Pediu esforço de todos para cobrir 100% de Corumbá nos próximos 30 dias e fazer com que Corumbá continue sem registrar casos. “No ano passado, as duas campanhas foram de casa em casa. O resultado está sendo positivo. Não tempos casos nos últimos 9 meses. O trabalho é para que continuemos assim”, observou.

Segundo a veterinária Walkíria Arruda, do CCZ, 13 equipes vão trabalhar de segunda a sexta, cada uma com três pessoas. No sábado, o número de equipes sobe para 17, com a entrada dos agentes comunitários. “Agora, estamos contando com apoio do Exército. Os soldados não vão atuar aos sábados e teremos reforço dos agentes comunitários de saúde para dar sequência ao trabalho”, explicou.

Walkíria adiantou que, além de vacinar os cães e gatos, as equipes fazem também trabalho de orientação aos moradores. Se detectarem algum tipo de problema no animal, como sintomas da leishmaniose , por exemplo, o caso é encaminhado para o CCZ, para devidas providências.

Além do Universitário, a campanha prossegue amanhã, dia 7 de abril, no bairro Maria Leite; dia 8 no Centro América; dia 9 no Previsul; dia 10 no Industrial; dias 11, 13 e 14 no Cristo Redentor; dia 15 no Guatós; dias 16 e 17 na Nova Corumbá; dia 18 no Guarani; dia 20 no Jardim dos Estados; dias 21, 22, 23 e 24 na Popular Velha; dias 25 e 27 no Nossa Senhora de Fátima; dias 28 e 29 no Aeroporto; dias 30 abril e 01 de maio no Dom Bosco; dia 02 no Generoso; dia 04 no Arthur Marinho; dia 05 na Cervejaria e Beira Rio, encerrando no dia 06 de maio, no centro da cidade.

A vacinação acontece no período das 7h às 13h. Na Zona Rural, a imunização será logo após conclusão do cronograma previsto para a região urbana. Outra informação é que em Ladário, a campanha também foi iniciada hoje. Ações estão previstas também para as duas cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, que fazem fronteira com Corumbá.