Na coordenação da FNP, Ruiter se reúne com Lula em Brasília

 Ricardo Stucker/PR

  
No encontro com Lula, Ruiter estava acompanhado dos prefeitos Nelsinho Trad (Campo Grande) e José Antônio (Ladário)

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, em Brasília. Ruiter faz parte da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Ele é o novo coordenador estadual de Mato Grosso do Sul. O presidente da Frente é João Carlos Coser (PT), de Vitória, Espírito Santo. Participaram do encontro os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e das Relações Institucionais, José Múcio.

Ruiter destacou que, como coordenador estadual, estará focado na busca de soluções para questões relativas aos municípios sul-mato-grossenses. Lembrou que a Frente Nacional de Prefeitos é um movimento organizado de prefeitos, que busca, na base do diálogo, soluções para problemas que mais afligem as cidades brasileiras.

De acordo com o chefe do Executivo corumbaense, a Frente busca resgatar o princípio da autonomia municipal, além de elaborar políticas de desenvolvimento de municípios, quer sejam por ações isoladas, quer sejam por ações de cooperação entre os mesmos, visando diminuir as diferenças e melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

Na reunião com Lula, Ruiter e a direção da Frente discutiram o fortalecimento do Comitê de Articulação Federativa (CAF) e a repactuação da dívida previdenciária. A diretoria da FNP ainda destacou a iniciativa do presidente Lula de liberar R$ 1 bilhão aos municípios e mencionou outras conquistas como a criação do Ministério das Cidades e o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os prefeitos se colocaram à disposição para continuar ajudando o governo na formulação de políticas públicas, principalmente nos programas sociais. A nova diretoria irá formalizar uma pauta com itens prioritários, que será entregue a Lula em nova audiência.

Além de Ruiter, integram também a nova diretoria da Frente, os prefeitos de Campo Grande, Nelsinho Trad; de Bela Vista, Chico Maia, e de Maracaju, Celso Vargas, que é vice-coordenador por Mato Grosso do Sul.