Folclore boliviano é destaque no Festival América do Sul

A cultura popular de uma localidade recebe a colaboração das diversas manifestações ao redor deste local. Mato Grosso do Sul, por sua posição geográfica, é o melhor exemplo da união de culturas distintas que formaram um conjunto próprio. E em Corumbá, a realidade brasileira confunde-se com o cotidiano dos bolivianos.

Durante o 6° Festival América do Sul, que será aberto hoje, 29 de abril, em Corumbá de 29 de abril, e vai até 03 de maio, a população terá contato com povos e demonstrações artísticas de países vizinhos. Uma destas festas é a apresentação do conjunto “Sambos Caporales”, da Bolívia, que traz um pouco do Carnaval de Oruro para a Cidade Branca.

Declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como uma obra-prima do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, o Carnaval de Oruro é a maior representação folclórica da Bolívia. A força desta festa é tamanha que a cidade de Oruro, localizada no centro-oeste da Bolívia, é chamada de “A Capital Folclórica da Bolívia”.

A apresentação do conjunto “Sambos Caporales” será no Palco das Américas e contará um pouco da história do povo boliviano. Conta-se que, à época da conquista espanhola na América do Sul, algumas pessoas foram levados a região de Oruro para extraírem prata e estanho. Porém, as condições de trabalho eram desumanas e brutais.

Para controlar o trabalho, os espanhóis contratavam capatazes (chamados na língua local de “caporales”), que acoitavam os trabalhadores, obrigando-os a continuar trabalhando, apesar das adversidades. O “Sambos Caporales” resgatam esta história e celebram a Virgem de Socavon, uma imagem religiosa localizada em uma mina.

O conjunto “Sambos Caporales” realizam a Cerimônia de Abertura no Palco das Américas, às 19h desta quarta-feira. A programação do 6° FAS inclui dança, artesanato, artes plásticas, cinema, teatro e shows com artistas locais e nacionais, além de apresentações com consagrados nomes da América Latina. (Assessoria FAS)