Corumbá reverencia presença do Exército, que completa 361 anos

O Exército Brasileiro cumpre em Corumbá uma de suas mais importantes missões: salvaguardar a fronteira brasileira, proteger a natureza exuberante do Pantanal, além de contribuir para a formação cidadã do povo corumbaense.

Ao completar 361 anos, a Corporação ganhou novas missões, que ajudam no desenvolvimento da região. Hoje, além de garantir a soberania nacional, o Exército tem forte relação de integração com a sociedade civil corumbaense e participa ativamente de ações que buscam levar atendimento às populações carentes.

Além da contribuição para as ações sociais desenvolvidas no Município, as tropas militares têm importante participação nas ações de saúde. Na vacinação contra doenças como a raiva animal e no combate à dengue, o auxílio dos soldados do Exército Brasileiro já se tornou uma rotina que torna as campanhas mais eficazes, na área urbana e também nas regiões de difícil acesso.

Corumbá tem muito a agradecer ao Exército, pois a história da cidade está intimamente ligada à presença das forças militares. Por isso, a data de criação do Exército, o dia 19 de abril, é sempre reverenciada e cultuada pelo município. O Município completa 231 anos de fundação em setembro deste ano, e, muito de sua história foi forjada em razão da necessidade de aplicação de estratégias de defesa do território nacional, que aqui tem uma de suas mais pujantes fronteiras. 

O Dia do Exército marca a união das três raças formadoras do povo brasileiro, que lutaram lado a lado para defender a unidade e soberania de uma nação ainda em formação. 

A data de aniversário do Exército Brasileiro marca a vitória brasileira na 1ª Batalha de Guararapes. O ataque resultou na expulsão do invasor estrangeiro, de origem holandesa, do Nordeste do Brasil.