Corumbá celebra Dia do Índio com homenagem e exibição de filme

No dia 20 de abril, a Prefeitura Municipal de Corumbá realiza solenidade em comemoração ao Dia do Índio. O evento acontece no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer, que passa a se chamar “Nação Guató”. O projeto é de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PT) e foi aprovado na Assembléia Legislativa na última semana.

No local, será exibido o filme 500 Almas, do cineasta Joel Pizzini, que estará presente na comemoração. “Além de fomentar a discussão sobre a integração social dos povos indígenas, a atividade será uma ótima oportunidade para rever o documentário, bastante elogiado em todo o mundo”, afirmou Arturo Ardaya, subsecretario de Ações Sociais de Corumbá.  

 

500 Almas

 

O documentário discute o delicado processo de reconstrução da memória e da identidade dos índios Guató, tribo nômade dada como extinta. Num recenseamento realizado pelo Império no século 19, a tribo, do Pantanal, somavam 500 pessoas. Hoje, o número permanece mais ou menos o mesmo, mas muitos deles estão aculturados, vivendo na periferia das cidades pantaneiras. O número dos que ainda falam a língua nativa não chega a trinta.