Cerimônia abre 28ª edição dos Jogos Escolares Corumbaenses

Aberta na tarde desta sexta-feira, 17 de abril, a 28ª edição dos Jogos Escolares Corumbaenses (JECs). A maior competição esportiva estudantil do município reúne 1.500 atletas com idade entre 12 e 14 anos, disputando nove modalidades. Os participantes representam 21 escolas da rede oficial de ensino (pública e particular) da cidade. Os campeões dos esportes coletivos representarão Corumbá nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul de 2009.

Promovida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes (Funec), a edição 2009 terá disputas até o próximo dia 28 nas modalidades de handebol; voleibol; xadrez; tênis de mesa; natação; atletismo; judô; futsal e basquete. Os JECs tem como sedes o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató” e o Sesi. O Corumbaense sedia apenas a cerimônia de abertura e a rodada inaugural do futsal, também realizada na tarde desta sexta-feira com jogos entre Adventista x Octacílio e Cenic x Sesi.

A atleta de salto em altura, Grazielly Karine Soares Alves de Lima, Escola Cidade Dom Bosco, deu a volta olímpica com a tocha e acendeu a pira, na arquibancada do ginásio. O juramento do atleta, introduzido oficialmente nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, foi lido pelo atleta Leonardo dos Santos Teixeira, do Colégio Salesiano de Santa Teresa.

Em mensagem aos atletas, o prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira declarou que “o esporte é um instrumento muito importante para o aperfeiçoamento e exerce papel decisivo no desenvolvimento  e na formação integral do ser humano”.

Participam dos JECS as escolas: Colégio Adventista; Escola Municipal Barão do Rio Branco; Caic – Padre Ernesto Sassida; Escola Estadual Carlos de Castro Brasil; Escola Municipal Cássio Leite de Barros; Colégio Imaculada Conceição (Cenic); Escola Municipal Clio Proença; Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo; Escola ENAM; Escola Municipal Fernando de Barros; Escola Estadual João Leite de Barros; Escola Municipal José de Souza Damy; Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues; Instituto Educacional José Carlos Macena de Britto; Escola Estadual Maria Leite; Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva; Colégio Objetivo; Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros; Colégio Salesiano de Santa Teresa; Escola do Sesi – Professor Luiz de Assis França; Escola Tenir.