Beatriz destaca interação com comunidade no Prefeito Presente

 Arquivo PMC

  
Com ação, Prefeitura leva atendimento à população corumbaense

O retorno da ação Prefeito Presente na próxima semana intensifica ainda mais a interação comunidade e Prefeitura. A avaliação é da primeira-dama e secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira. “É um programa muito importante da administração do prefeito Ruiter Cunha. Representa a aproximação ainda maior do Executivo com a comunidade”, disse a secretária e coordenadora da ação.

Beatriz explicou que a partir deste ano o Prefeito Presente vai ser realizado a cada dois meses. Com isso, a Prefeitura terá condições de desenvolver um plano de ação e definir os atos que serão realizados em cada localidade atendida. “Buscaremos na semana seguinte à realização das ações, a instalação de uma força-tarefa para atendermos as solicitações”, disse.

Segundo a secretária, a Prefeitura vai levar o serviço para todos os bairros e assentamentos rurais de Corumbá, ao longo dos próximos quatro anos. Ao término de cada edição, as equipes do Executivo Municipal farão uma avaliação completa da ação e das proposições apresentadas pelos moradores. “É importante que a população dos bairros atendidos participe e aproveite os serviços oferecidos na ação”, disse Beatriz.

A 25ª edição do Prefeito Presente acontecerá no Estádio Arthur Marinho nos dias 24 e 25 de abril. Vai atender às comunidades dos bairros Cervejaria; Arthur Marinho; Dom Bosco e Generoso. O programa conta com os serviços da Prefeitura Itinerante na sexta-feira, das 14h às 18 horas, e a Ação Social no sábado, das 08h às 13 horas.

A Prefeitura Itinerante leva para a localidade toda a estrutura administrativa do Executivo para que prefeito e secretários atendam diretamente a comunidade. Na Ação Social, a Prefeitura, juntamente com uma série de parceiros, disponibiliza serviços para a comunidade.

Ação Social

Beatriz informou que na Ação Social serão disponibilizados serviços de orientação a respeito do cadastro único; carteira de passe livre municipal para o idoso e pessoas deficientes; benefícios eventuais; defesa do consumidor; orientações jurídicas pela Procuradoria Geral do Município; Programa Pró Jovem Trabalhador; DST/AIDS; planejamento familiar; aleitamento materno; vigilância alimentar e nutricional; saúde do Idoso; saúde mental; estratégia da Saúde da família; Hiperdia; Tuberculose e Hanseníase; Saúde do Trabalhador; para mulheres Gestantes; violação dos Direitos Humanos; sobre Previdência Social e para emissão da Certidão de Nascimento.

Também serão oferecidos, pela Prefeitura e parceiros atendimentos para consultas médicas; aplicação de flúor; teste de glicemia; aferição de pressão arterial; vacinas para crianças e adultos e corte de cabelos. Ainda serão oferecidas oficinas de grafite; “Mulheres donas do seu destino”; penteados afros; confecção de colares; artesanato com material reciclável e sobre inclusão digital.

Ao longo da Ação serão promovidas atividades de recreação com torneios de futebol de campo; tênis de mesa; de queimada; taco. Ainda como atividades lúdicas a comunidade terá pinturas em desenhos; pintura facial com símbolos do trânsito; balomania; brincadeiras educativas sobre o trânsito e divulgando Corumbá na Ação Prefeito Presente.

Ainda vão acontecer lançamentos da cartilha; cursos e oficinas para gestantes; cursos de confecção de brinquedos diversos para bebê; de Contação de histórias, de Confecção de bonecas; mostra do projeto “Mulheres de Fibra”, exposição de Artesanato do CAPS Ad; inscrição de voluntários para “Capacitação de Defesa Civil”; distribuição de cartilhas e panfletos educativos sobre o trânsito.

Parceiros

Estão envolvidos na execução do Prefeito Presente todos os órgãos da Prefeitura e os parceiros: INSS; Cartório 2º Ofício; SENAI; Unidade de Identificação de Corumbá (Polícia Civil); Caixa Econômica Federal; Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT); 7ª Zona Eleitoral e Junta do Serviço Militar.