Ato marca Dia Mundial da Saúde em Corumbá

O Conselho Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira, 7 de abril, um ato que vai marcar as atividades relativas ao Dia Mundial da Saúde. O evento acontece entre às 15h e 18h no auditório do Banco do Brasil e é em parceria com a Secretaria Executiva de Saúde Pública e terá presenças de pessoas ligadas ao setor, além de autoridades locais.

A abertura será às 15h. Estão previstos pronunciamentos de conselheiros, além de três palestras, uma com o secretário executivo de Saúde, Cleber Colleone; a segunda com Evander Vendramini, vereador e representante da Câmara Municipal, e a terceira a cargo do Ministério Público Federal. O encerramento será com um pronunciamento do presidente do Conselho, Carlos Eduardo Carvalho de Almeida.

O Dia

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Este ano tem como tema “Salvar vidas – Hospitais seguros em situações de emergência”, baseado no ema – “Quando acontecem os desastres, os hospitais seguros salvam vidas” – a OMS destaca que falar sobre “hospitais seguros” envolve todo e qualquer estabelecimento de saúde, independente do seu porte e localização, rural ou urbano, além de toda a rede de assistência.

No ano de 2002, o tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde foi a atividade física, a pretensão da Organização Mundial da Saúde foi de promover estilos de vida saudáveis, o intento era impedir doenças e a incapacidade provocadas pelo sedentarismo, uma vez que esse aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, bem como os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 60% a 85% dos povos do mundo possuem estilos de vida sedentários, fazendo com que esse seja um dos problemas de saúde pública que mais merecem atenção.

Em 2006, a data abrangeu a crise mundial do pessoal de saúde, onde centenas de organizações em todo o mundo incentivaram a realização de atos com o objetivo de chamar a atenção para essa crise. O objetivo principal da data foi a valorização do profissional da saúde.

O tema para 2007, “Segurança Sanitária Internacional” teve como fundamento a necessidade de reduzir a vulnerabilidade das pessoas ao redor do mundo no que se refere aos riscos para a saúde.

Em  2008 o tema foi “Protegendo a saúde frente às mudanças climáticas”, colocando a saúde no centro do diálogo global sobre as mudanças climáticas.