Ações contra a dengue são mantidas em toda cidade

Com 4.544 casos notificados, a Prefeitura de Corumbá se mantém em alerta e as ações de combate à dengue continuam em toda a cidade. No centro, região com grande incidência, os trabalhos contam com apoio de voluntários da Marinha do Brasil, que reforçam as equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses. Já nos bairros, outras equipes permanecem vigilantes, fazendo visitas de casa em casa, eliminando focos de proliferação da larva do Aedes aegypti e, ao mesmo tempo, orientando a população.

Segundo informações da gerente de vigilância em saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla, os números continuam altos. Nas últimas semanas, se mantiveram na casa dos 600, e a preocupação continua. “Temos que permanecer em alerta, trabalhando, orientando os moradores, para evitarmos aumento da doença”, reforçou.

Ela destaca o apoio da Marinha do Brasil que está sendo parceira na campanha. “São voluntários que reforçam as nossas equipes, a exemplo do que ocorreu com os soldados do Exército, hoje integrando as equipes da campanha de vacinação contra a raiva animal”, afirmou.

Com relação aos números, Viviane fez um balanço das ultimas semanas. Segundo ela, não há queda nas notificações. Além disso, diante das ações desencadeadas, também não está havendo aumento, como ocorreu a partir sétima semana.

Para se ter uma idéia, as quatro primeiras semanas de 2009 apresentaram 14, 11, 11 e 13 casos notificados respectivamente. Na quinta semana subiu para 49, chegando a 67 na sexta. Já na sétima semana foi a 217 casos, e 386 na oitava. A nova semana apresentou 507 casos, subindo para 671 na décima, 685 na décima primeira, 656 na décima segunda, 566 na décima terceira e 602 na décima quarta. A décima quinta semana ainda não foi fechada e estava com 89 casos notificados.