Senai abre vagas para cursos profissionalizantes em Corumbá

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está disponibilizando um total de 290 vagas gratuitas em Corumbá, visando qualificação profissional. Ao todo são 3.428 vagas para os 27 cursos disponibilizadas ao longo do ano em oito municípios do Estado. O objetivo é atender a meta estabelecida pelo Sistema Fiems de capacitar a mão-de-obra para atender as necessidades da indústria de 11 mil trabalhadores qualificados para este ano.

De acordo com o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, as são destinadas às pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhadores, empregados ou desempregados, matriculados ou que tenham concluído a educação básica.

Além de Corumbá, estão sendo disponibilizadas vagas para Campo Grande (1.140), Dourados (530), Naviraí (392), Nova Andradina (164), Rio Verde de Mato Grosso (208), Sidrolândia (164) e Três Lagoas (540). No primeiro semestre são 2.336 vagas gratuitas de qualificação profissional, e mais 1.092 no segundo semestre. Em Corumbá são 180 no primeiro e 110 no segundo.

As vagas estão distribuídas em 27 cursos divididos por área profissional ou segmento tecnológico, abrangendo alimentos e bebidas (237), gestão (482), construção civil e infra-estrutura (936), têxtil e confeccionados (1.012), metal-mecânica (409), eletroeletrônica (152), automotiva (88), telecomunicações (48) e cerâmica (64).

Os 27 cursos oferecidos são: armador, auxiliar de eletrônica industrial, auxiliar de laboratório de alimentos, auxiliar de produção de alimentos, auxiliar logístico de produção, auxiliar logístico de suprimento, carpinteiro de obras, ceramista modelador, costureiro industrial, eletricista de automóveis, eletricista instalador industrial, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, instalador de linhas e equipamentos telefônicos, mecânico de freios, direção e suspensão automotiva, mecânico de motores de automóveis, mecânico de transmissão manual e automática de automóveis, mestre de obras, operador de máquinas-ferramentas convencionais, operador de máquinas de usinagem CNC, padeiro, pedreiro, pintor de obras, processador de desossa, processador de industrialização de carnes, soldador elétrico e soldador de tubos e conexões de polietileno.

O Sistema Fiems é parceiro da Prefeitura Municipal de Corumbá, atuando de forma conjunta na qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. As informações na cidade podem ser obtidas pelo telefone 3231-3158. (Com informações da Fiems)