Saúde faz ação de incentivo ao aleitamento materno

Servidoras da Secretaria Executiva de Saúde Pública fazem amanhã, sexta-feira, uma ação na maternidade de Corumbá, para lembrar o Dia Internacional da Mulher. Durante todo o dia, equipes que atuam no Programa de Aleitamento Materno e Amamentação, estarão em contato com todas as mulheres que comparecerem à unidade hospitalar para exames de ultra-sonografia, ou mesmo teste do pezinho de seus filhos.

Na ação serão distribuídas lembranças, como forma de incentivar as mães a amamentarem seus filhos. Como se sabe, a Prefeitura de Corumbá desenvolve um importante programa para incentivo ao aleitamento materno, tendo em vista que a amamentação é fundamental nos seis primeiros meses de vida da criança, influenciando diretamente na saúde dos bebês.

Dessa forma, o setor de saúde da Prefeitura Municipal quer aproveitar o dia, para reforçar a necessidade da amamentação, lembrando que o leite materno é um alimento completo, fornecendo componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.

O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarréia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.

O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química do leite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.