Promotoras Legais Populares é tema de oficina em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Oficina acontece no campus da Universidade Federal

Organizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Subsecretaria de Ações da Cidadania por meio da Gerência de Articulação de Políticas Públicas Para as Mulheres, a V Semana da Mulher prossegue nesta quinta-feira, 12 de março, com realização da Oficina de Promotoras Legais Populares.

A capacitação acontece no Campus do Pantanal, unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante todo o dia. A socióloga Haidi Jarshei, representante do Fórum paulista pela não violência contra a mulher, é a palestrante do evento. “Hoje vamos discutir a participação e a cidadania das mulheres, trabalhando as questões governamentais e a participação feminina na administração pública”, explicou Haidi.

Além das palestras, dinâmicas de grupo são utilizadas para conscientizar as mulheres de seus direitos garantidos por diversas leis, entre elas, a Maria da Penha. Lideranças de bairros, funcionárias públicas, autônomas e estudantes participam da oficina. “Essa miscigenação de público é muito importante. Temos aqui várias gerações, o que garante a continuidade de um movimento feminino forte”, observou a socióloga.

O nome Promotoras Legais Populares é usado em diferentes países e significa mulheres que trabalham a favor dos segmentos populares com legitimidade e justiça no combate diário à discriminação. São aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do Direito na vida do dia a dia das mulheres. Durante a tarde, a oficina começa às 13 horas no auditório do bloco H do CPAN.

A Semana da Mulher é uma realização da Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Saúde Pública. A coordenação é da Subsecretaria de Ações da Cidadania, através da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para as Mulheres. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Fórum de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (Forumcorlad).

A programação conta com parceria da Associação de Mulheres “Amor Peixe”; Câmara Municipal de Vereadores; Central Única de Favelas – CUFA; Comissão Pastoral da Terra; Delegacia da Mulher; Embrapa Pantanal; Estabelecimento Penal Feminino; Instituto de Mulheres Negras do Pantanal; Lions Club Alvorada; Marcha Mundial de Mulheres; ONG Paz Natureza Pantanal e Rede Feminina de Combate ao Câncer.