Prefeitura inicia programa especial de limpeza da cidade

A Prefeitura de Corumbá está implantando um novo programa de limpeza na cidade, através da coleta de galhos, plantas, gramas e outros tipos de material do gênero. O trabalho será desenvolvido pela Unipav, empresa responsável pela coleta de lixo na região urbana e, a princípio, vai atingir o centro e bairros localizados na região entre o rio Paraguai e os trilhos da rede ferroviária.

A coleta de galho, como foi denominado o programa, atenderá um cronograma estabelecido entre a Secretaria Executiva de Infraestrutura e a Unipav. Na primeira semana de cada mês, a coleta acontece na região central da cidade, da rua América até às margens do trilho.

Já na segunda semana do mês, os trabalhos serão desenvolvidos na região dos bairros Maria Leite, Universitário, até as margens do rio Paraguai. A terceira semana será destinada à parte baixa do centro (rua América até o Paraguai), além dos bairros Borrowisk, Beira Rio e Cervejaria.

Os bairros Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho serão atendidos na quarta e última semana do mês. Vale lembrar que os serviços de coletas, em todas estas regiões, acontecerão somente nas segundas e terças-feiras.

A Prefeitura lembra que a coleta será apenas de material de origem vegetal. Os moradores, que realizarem podas de árvores, cortes de gramas, ou mesmo desejarem se desfazer de plantas, deverão fazer o depósito nas calçadas somente nos dias em que a coleta estiver programada. Fora desse período, estará sujeito a multas de acordo com a legislação municipal.

Esta coleta é considerada especial, ficando proibido o munícipe depositar resíduos orgânicos (lixo doméstico), vidros, plásticos, ou qualquer outro material, que já são recolhidos pela coleta normal existente na cidade, inclusive de material reciclável, quando são utilizados os sacos plásticos da cor azul.

Além disso, alerta sobre a proibição de depositar nas calçadas, entulhos de construção, cuja retirada não é de responsabilidade da Prefeitura.