Prefeitura implanta projeto “Hoje o Assunto é Dant”

 Prefeitura de Corumbá

  

 Atividade física ajuda na prevenção

A Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde, iniciou nesta sexta-feira, 27 de março, o projeto “Hoje o Assunto é Dant”. Organizado pelo Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), a ação visa promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde causados pelas doenças crônicas não transmissíveis, cuja característica mais comum costuma ser são a ausência de infecções.

É o caso dos problemas cardíacos, cânceres, diabetes, hipertensão, depressão, síndrome do pânico, além do uso de álcool e drogas licitas e ilícitas. São doenças diretamente relacionadas à forma como a sociedade está organizada e ao estilo de vida da população. Alimentação inadequada ou insuficiente em quantidade e qualidade, a falta de atividades físicas, o tabagismo e álcool são alguns dos hábitos não saudáveis causadores das Dants.

Durante toda a manhã de hoje, cerca de 150 alunos da sétima, oitava e nona série da Escola Municipal Clio Proença, no bairro Guanã, realizaram atividades físicas e assistiram palestras educativas sobre a importância da prevenção para uma vida saudável. “As ações realizadas aqui foram elaboradas juntamente com a Unidade Básica de Saúde do Kadwéus, que pontuou as maiores necessidades dos moradores desta região da cidade”, explicou a coordenadora do Núcleo de Dant da Prefeitura, Lielza Molina.

Outro assunto abordado pelo projeto foi a dengue. “Apesar de não ser uma Dant, o combate a dengue foi incluído na programação por causas da quantidade de casos registrados em toda a cidade”, disse Lielza. O técnico do CCZ (Centro do Controle de Zoonoses), Jackson Uchoa, um dos organizadores do “Hoje o Assunto é Dant”, palestrou sobre o tema.

A ação contou com a parceria da Funec (Fundação de Esportes de Corumbá) e da Secretaria Executiva de Educação. Após as palestras, os alunos confeccionaram materiais educativos sobre os temas abordados. Os seis melhores trabalhos foram premiados com brindes disponibilizados pela Farmácia Drogamed, Academia Silvia Baruki, Loja Tentação e pela Funec.

A atividade continua neste sábado, quando o Clio Proença realiza o Dia da Família na Escola. As palestras serão realizadas no auditório da escola, onde será feita a apresentação das ações do Núcleo de Vigilância de DANT e da Estratégia de Saúde da família Kadwéus e sobre prevenção da gravidez na adolescência. No sábado, as ações são voltadas aos pais.


Corumbá é a única cidade no interior de Mato Grosso do Sul a possuir um Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis organizado, conforme recomendação do Ministério da Saúde.