Prefeitura amplia projeto e aposta na geração de novos valores

A Prefeitura de Corumbá está apostando no esporte para a formação de futuros cidadãos, além de abrir espaço para a revelação de novos atletas. O primeiro passo foi dado em 2007, quando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) lançou o projeto Geração Olímpica, desenvolvido nas modalidades de natação, voleibol, tênis de mesa, tênis de quadra, xadrez, atletismo e futebol de campo.

O resultado alcançado nos dois primeiros anos já são considerados satisfatórios e, agora, no terceiro ano, o prefeito optou pela ampliação do programa, iniciando pela modalidade do futebol de campo que passa dos 250 para 400 crianças, com idade variando de 7 a 17 anos.

“A orientação do prefeito é para que, através desse projeto, possamos resgatar o esporte corumbaense, que sempre foi celeiro de atletas, e dar oportunidades a novos valores”, disse Heliney Miranda Junior, diretor presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, que coordena as atividades.

“Estamos ampliando o número de atletas e também da equipe que atuará com as crianças”, disse Miranda. Segundo ele, três treinadores, Cabinho, Adolfinho e Zé Milton são os responsáveis pela área e a aposta no surgimento de novos valores começa agora, com o início das duas copas integração popular de futebol de campo, organizada pela Funec, com apoio da Liga de Esportes de Corumbá.

“Serão competições que vão reunir pequenos jogadores de oito a 11 anos, através da Copa Sub-9 e Copa Sub-11”, destacou. Miranda lembra que estas serão as duas primeiras competições do ano reunindo crianças. Segundo o diretor, no decorrer de 2009, a Prefeitura pretende também realizar as copas Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

“Corumbá sempre revelou grandes jogadores. Sempre foi celeiro de craques. O que o prefeito pretende e reviver aqueles bons momentos do passado. Queremos voltar ser um celeiro de craques, formando aqui mesmo os nossos jogadores para, no futuro, serem grandes profissionais. Além disso, estaremos trabalhando para formar grandes cidadãos, com maior dedicação aos estudos, evitando que as crianças fiquem pelas ruas”, destacou.

Copas

Miranda anunciou para dia 27, o início da Copa Integração Popular de Futebol Amador Funec/LEC, na categoria Sub-9. A competição será disputada por oito equipes, divididas em dois grupos de quatro. No A estão Nova Geração, São José, CAIC e Generoso. No B, Projeto Anhuma, Corumbaense, São Pedro e Santa Teresa.

A competição será disputada por crianças de 8 e 9 anos (ano base 2000 e 2001). A primeira rodada está programada para um sábado, no campo da Esplanada. Às 16h jogam CAIC x Generoso, e às 16h50, Nova Geração X São José, todos pelo grupo A.

Serão 28 jogos na fase classificatória. Os dois primeiros de cada grupo vão para a semifinal, onde jogam o campeão do A contra o segundo do B e o campeão do B contra o segundo do A. Os vencedores decidem o título em partida única, no dia 4 de julho.

Já a Copa Sub-11 será iniciada em 29 de março, domingo. É destinada a crianças de 10 e 11 anos (ano base 1998 – 1999). Oito equipes estão confirmadas. Pelo grupo A, Nova Geração, São José, CAIC e Generoso. No B estão Projeto Anhuma, Corumbaense, São Pedro e Santa Teresa.

A primeira rodada, no campo da Esplanada, será entre CAIC X Generoso, às 9h, e Nova Geração X São José, às 10h, do dia 29. A competição também terá 28 jogos nesta fase classificatória. A semifinal será entre os dois primeiros colocados de cada grupo. A final está programada para o dia 26 de julho.