Na Semana da Mulher, mães destacam projetos do prefeito Ruiter

 Prefeitura de Corumbá

  
Solenidade de abertura foi ontem à tarde no centro popular

Corumbá comemora a 5ª Semana da Mulher, aberta na tarde de ontem, sexta-feira, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer. O evento homenageia o Dia Internacional da Mulher, celebrado amanhã, domingo, 8 de março. Na cidade, a Prefeitura Municipal preparou uma intensa programação que vai até a próxima sexta-feira. A abertura foi marcada pela apresentação de várias atividades artísticas e culturais. Destaques para as mães que participaram com muita animação das atividades que este ano tem como tema “Mulheres e Homens tecendo políticas de igualdade”.

Kelly de Souza Nunes é mãe de 6 filhos, mas como sempre precisou trabalhar, pouco pode acompanhar o crescimento de suas crianças. Nos últimos 2 anos, ela foi uma das mulheres capacitadas para atuar no projeto “Mãe Crechera”, criado pela Prefeitura Municipal de Corumbá para manter as creches funcionando no período de recesso escolar.

“Participar deste projeto foi uma coisa muito boa que aconteceu comigo. Depois dele, eu pude sentir de verdade o que é ser mãe”, afirmou Kelly durante a abertura da 5ª Semana da Mulher, inaugurada na tarde desta sexta-feira no Centro Múltiplo de Esporte, Cultura e Lazer.

“Graças a esse projeto eu pude fazer um planejamento para minha vida”, continuou a mãe. “Com tudo isso, ampliou minha visão de mundo e fez uma mudança enorme na minha vida, dos meus filhos e do meu marido”, completou.

Implantado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, o “Mãe Crechera” já beneficiou mais de 2 mil crianças. Só em 2009, foram 800 crianças atendidas durante o mês de janeiro. Para que elas pudessem ser beneficiadas, 89 mães que têm filhos nas creches foram selecionadas e fizeram um curso preparatório para poder trabalhar cuidando das crianças.

Outra ação executada pela Prefeitura e elogiada durante a solenidade foi o “Cultura Viva”. “É uma coisa muito importante para todos nós pelo local onde ele está e por envolver diretamente o estudo”, comentou Nedina Velasque, mãe de três filhos assistidos pelo projeto.

Durante toda a semana, alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) têm aulas de dança, tênis, futsal, natação e acompanhamento escolar. As aulas acontecem no Centro Popular. “Hoje meus filhos estão dentro do projeto, da escola, e por isso eu agradeço muito ao prefeito Ruiter”, completou dona Nedina.