Na Câmara, Ruiter e Beatriz participam de homenagem à mulher

 Prefeitura de Corumbá

  
Homenagem foi ontem à noite, na Câmara

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, e a primeira-dama, Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração das Políticas Sociais, participaram na noite desta terça-feira, 10 de março, da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizada pela Câmara Municipal. No evento, mulheres que se destacaram na vida política e social foram homenageadas pelo legislativo corumbaense.

“Gostaríamos de agradecer por esse momento que integra a programação da V Semana da Mulher. Nós ficamos bastante felizes de sermos lembradas e homenageadas juntamente a tantos outros bons exemplos de mulheres que nós temos em nossa cidade”, comentou Dona Bia. A primeira-dama foi homenageada por indicação do vereador Marcelo Iunes.

“Também estamos satisfeitas de ver que esse dia, essa semana, esse mês dedicado à mulher, que muito mais do que só comemorar ou lembrar o 8 de março (Dia Internacional da Mulher), é um pouco também de reflexão de nossa parte, por tudo aquilo que nós já conquistamos e por tudo aquilo que ainda há por vir”, continuou a secretária especial de Integração.

Para Dona Bia “a mulher hoje está lutando, não para estar à frente do homem, mas sim ao seu lado, como ela sempre esteve, e principalmente com os mesmos direitos. Para nós é uma reflexão bastante importante e gostaríamos muito de lembrar aos homens que não somente nesta data especialmente a nós dedicada, mas durante todos os outros dias do ano também temos que lembrar dessa luta e dessas conquistas que já realizamos e que ainda vamos conquistar”.

Já o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira lembrou de todas as mulheres, “adolescentes, jovens, às mães e avós que trilharam o caminho da experiência e, ao longo do tempo, participaram de tantas transformações na realidade feminina, que ajudaram a fazer a sociedade especial ser tão diferente a de antigamente”.

O prefeito também destacou a evolução feminista conquistada nos últimos anos, mas lembrou que ainda existem disparidades no tratamento entre homens e mulheres. “A realidade mostra que apesar dos avanços, há muito que se fazer. Ainda presenciamos cenas de violência física e psicológica, de intolerância e de diferenças no campo profissional”, disse o chefe do executivo em seu discurso.

“O desafio que temos pela frente é o de promover transformações nas consciências e, principalmente, nas atitudes. Essa é uma mudança que é para ser de toda a sociedade, e precisa ser edificada numa caminhada de união entre homens e mulheres, como define o tema de 2009 desta semana dedicada a vocês mulheres”, completou Ruiter.

Além do prefeito e da primeira-dama, o vice-prefeito Ricardo Eboli; o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, a secretária de Promoção da Cidadania, Maria Lucia Ortiz Ribeiro, o secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto; e a diretora-presidente da Fundação Especial de Cultura e Turismo, Ligia Baruki também participaram da solenidade. 

Homenageadas

A Câmara Municipal de Corumbá homenageou a senhora Eufrozina da Silva Delgado, Ednir de Paulo, Janes da Silva Stral, Luzia Cordeiro Ganzales, Beatriz Cavassa de Oliveira, Celina Dias e Sylma de Lima. As ex-vereadoras Terezinha Baruki, Divina Rosa da Cruz, Maria Maria de Alencar Miranda, Maria Cristina Lanza, Solange Alves Ohara e Maria de Lourdes Esnarriaga também foram lembradas na solenidade.