Música, dança e poesia abrem 5ª Semana da Mulher em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Abertura foi no centro popular, com muita dança e animação

Realizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, a 5ª Semana da Mulher foi aberta na tarde de ontem, sexta-feira, 06 de março, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer. A solenidade foi marcada pela apresentação de várias atividades artísticas e culturais. Neste ano, o tema da semana é “Mulheres e Homens tecendo políticas de igualdade”.

“É com grande alegria que relembramos os grandes avanços que conquistamos nos últimos 4 anos. Até 2004, quando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira assumiu a Prefeitura, havia apenas o 8 de Março – Dia Internacional de Mulher. Hoje temos uma semana inteira, com uma série de atividades, voltada às mulheres da nossa região”, destacou Cristiane Santana, gerente de Articulação de Políticas Públicas para Mulher.

O Studio de Dança Ana Paula Honório abriu a festa com uma bela apresentação da Dança do Ventre. “Esta é uma manifestação artística que transforma as sensações, dando às mulheres mais suavidade e leveza”, comentou a Subsecretária de Comunicação Institucional de Corumbá, Lucinéia Barreto.

A canção “Você é Linda”, de Caetano Veloso, foi declamada pela funcionária pública municipal Marilen de Souza Barbosa e representada pela bailarina Reinaria Rodrigues. Na seqüência, crianças do projeto Cultura Viva dançaram e dramatizaram a música “Depende de Nós”, de Ivan Lins.

As irmãs Nayrelli e Taynara de Albuquerque, também integrantes do Cultura Viva, emocionaram o público presente no Centro Múltiplo ao cantarem a música “Não é Tarde”, de Fernanda Brum. Realizado pela primeira vez em parceria com a Prefeitura Municipal de Ladário, a integração fronteiriça teve espaço especial na abertura da 5ª Semana da Mulher.

Oito alunos do Ballet Municipal do Pantanal, de Puerto Quijarro, Bolívia, apresentaram a coreografia “Baile Solto”. A dança representa a cerimônia dos povos originários para a ressurreição de Cristo. As participantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) I e II animaram a cerimônia com a coreografia “Frenéticas e Rainha do Deserto”.

A festa de abertura da Semana da Mulher foi encerrada com o desfile das peças produzidas pelas integrantes da Associação de Mulheres Organizadas Reciclando o Peixe, o Amorpeixe. O projeto estimula o desenvolvimento sustável a partir do aproveitamento de recursos pesqueiros antes descartados, como a pele, ossos e escamas de peixes.