Leishmaniose e raiva são temas do encontro de zoonoses

O segundo Encontro Sobre Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses e Emergências Zoosanitárias em Áreas Transfronteiriças prossegue nesta terça-feira, 24 de março, em Corumbá. As discussões acontecem na sede do Sindicato Rural.

A programação do evento prevê para a manhã de hoje debates sobre atualização e controle das leishmanioses; leishmaniose visceral: diagnóstico, tratamento e recomendações clínicas para redução da letalidade; tratamento e vacina contra LVC; Vigilância Canina da LVA, prevenção e controle; vigilância entomológica e controle vetorial da LVA; e a apresentação da vigilância epidemiológica das principais zoonoses nos países do Mercosul.

No período vespertino as discussões serão sobre a raiva canina. Os temas são: esquema profilático anti-rábico humano: principais equívocos na indicação do tratamento; fluxo pré-estabelecido para aplicação de esquemas preventivos contra a raiva de pacientes da Bolívia no Brasil; principais medidas para o controle de foco de raiva canina; coleta e envio de material humano e animal para o diagnóstico laboratorial da raiva; e apoio para projetos educativos relacionados à raiva na área de fronteira.