CUFA abre base em Corumbá que terá seletiva de basquete de rua

A Central Única das Favelas (CUFA) esta ampliando sua atuação pelo Brasil e acaba de abrir uma base na cidade de Corumbá. A organização é reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas, culturais e tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores e maior expoente.

Entres os vários projetos a serem realizados na cidade branca está a seletiva da Liga de Basquete de Rua e a etapa municipal do Festival Rap Popular Brasileiro, dois grande eventos nacionais que terão este ano representantes de Mato Grosso do Sul, isso graças a parcerias com a prefeitura e a interlocução do deputado Paulo Duarte.


A CUFA em Corumbá irá realizar oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a auto-estima da juventude porque leva conhecimento a ela, oferecendo novas perspectivas.


“Estamos planejando diversas ações como cursos e oficinas de DJ; Break, Graffiti, Escolinha de Basquete de Rua, Skate, Gastronomia, Audiovisual e muitas outras. Alem de diversas ações nos campos da educação, esporte, cultura e cidadania, com mão-de-obra própria”, comenta Márcio Cavasana, gerente de ações para a juventude da prefeitura municipal de Corumbá um dos responsáveis pela implantação da base no município, atendendo orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.


Segundo Marinete Pinheiro, coordenadora da CUFA em Campo Grande, “havia uma grande necessidade de termos uma base numa cidade tão representativa para podermos ampliar a atuação da CUFA no estado colocando sempre a juventude como protagonista de um processo de inclusão e de oportunidades”. Além da Capital, Dourados também possuiu uma sede da Central Unica das Favelas.


A equipe em todo Brasil é composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização das bases da instituição e oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade; em sua maioria, moradores de comunidades carentes. Com isso todas as pessoas interessadas em serem protagonistas de um projeto de oportunidade e inclusão podem participar da CUFA.


Para quem quiser mais informações sobre a CUFA basta acessar o site www.cufa.org.br