Comitê de combate à dengue define novas ações contra a doença

A Prefeitura de Corumbá discutiu novas ações de combate e prevenção à dengue, durante reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 04 de março, no auditório da Secretaria Executiva de Educação, que fica na sede do Paço Municipal. Na reunião foram definidos os próximos passos do trabalho que visam bloquear um possível avanço da doença. A iniciativa segue orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) que determinou a massificação das ações, combatendo principalmente os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública vão desenvolver até o dia 31 de março um trabalho para eliminar 100% dos criadouros do mosquito. A ação vai percorrer todos os bairros da cidade e também Ladário.

Uma das ações será o uso do carro fumacê para a borrifação de inseticida. O serviço será feito continuamente até o final deste mês em ciclos com intervalos de quatro dias. A Secretaria de Estado de Saúde apóia as ações.

Também será realizada a borrifação com bombas costais pelos agentes de saúde e endemias. Presente à reunião, o secretário executivo Cleber Colleone, afirmou que a Prefeitura trabalha intensamente as ações de combate e prevenção à dengue e agora massifica as ações devido ao período de chuvas intensas e também em virtude do que está ocorrendo na Bolívia, onde há uma epidemia na região de Santa Cruz.

O trabalho preventivo será levado também aos imóveis fechados. A Procuradoria Geral do Município garante o apoio legal para que as equipes possam realizar os serviços e notificar os donos dos imóveis.