Ações sobre saúde marcam manhã dos alunos no Clio Proença

Acontece nesta sexta-feira, no período da manhã, uma ação educativa na Escola Clio Proença, destinada a alunos, focando questões ligadas à saúde, especialmente sobre Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), que constituem um grande e heterogêneo grupo de doenças cujo controle é de relevada importância para a saúde pública.

A ação está a cargo da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Saúde, em parceria com a Secretaria Executiva de Educação e Estratégia de Saúde da Família do Kadwéus. Os trabalhos vão atender também os pais dos alunos na manhã de sábado.

Nesta sexta, o programa é voltado a alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Visa promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

As palestras serão realizadas no auditório da escola, com abordagem também das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Vigilância de DANT e da Estratégia de Saúde da Família Kadwéus, além de redução da Morbimortalidade em decorrência do uso abusivo do álcool e outras drogas, e de prevenção da violência e estímulo à cultura de paz.

Estão programadas atividades esportivas como alongamento, jogos e dinâmicas diversas, tudo na quadra da escola, destinado aos alunos que deverão apresentar materiais educativos desenvolvidos durante este mês de março.

No sábado, pela manhã, a ação será destinada às famílias dos alunos, com palestras no auditório da escola focando as ações do Núcleo de Vigilância de DANT e da Estratégia de Saúde da família Kadwéus; prevenção à gravidez e ações de combate à dengue, além de atividades esportivas.