Seminário discute Segurança Pública em Corumbá e Ladário

 Prefeitura de Corumbá
  

 Ruiter foi um dos palestrantes do Seminário

Autoridades políticas, civis e religiosas de Corumbá e Ladário discutiram neste sábado, 7 de fevereiro, a Segurança Pública na região de fronteira. O Seminário de Formação de Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2009, promovido pela Equipe de Campanha da Diocese de Corumbá, aconteceu durante todo o dia na igreja Sagrado Coração de Jesus.

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, foi um dos palestrantes do seminário. Em sua fala, o chefe do executivo corumbaense apresentou os bons resultados obtidos pelo programa Elo no município. O projeto oferece emprego aos detentos e detentas que cumprem pena na cidade.

“O programa Elo dá esta oportunidade para essas pessoas se ressocializarem”, explicou o prefeito. “Nós precisamos tratar esta situação com um pouco mais de sentimento, um pouco mais de emoção”, continuou Ruiter. O programa é realizado através de parceria entre a Prefeitura, o Conselho da Comunidade, a Pastoral Carcerária e a Agepen. 

Segundo o prefeito, os programas sociais como o Elo, quando bem aplicados, refletem diretamente na sociedade. “Um governo também precisa ter sensibilidade. Governar não é só fazer obras concretas e físicas, mas também trabalhar pela melhoria da vida do ser humano”, completou.  

Ruiter ainda lembrou que a Segurança Pública é hoje uma das maiores preocupações da população corumbaense. “Apesar de ser atribuição do Estado, a segurança é um tema que precisa ter a atenção de todos. Da nossa parte, nós estruturamos a Guarda Municipal, que além de zelar pelo patrimônio público, auxilia a Polícia Militar em várias parcerias, como no CIOPS e no trânsito”.

Fraternidade

A Campanha da Fraternidade deste ano trabalha o lema “A paz é fruto da Justiça”. O bispo diocesano de Corumbá, Dom Segismundo Martinez, destacou a participação dos catequistas de diversas paróquias presentes no seminário. “São eles que vão trabalhar esse tema com as crianças e adolescentes da região, ajudando a criar neles uma nova mentalidade”, afirmou.

O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e o deputado estadual Paulo Duarte também participaram do seminário. Os outros palestrantes foram a delegada Marilda do Carmo Rodrigues, o juiz Roberto Ferreira Filho e o tenente-coronel Nelson Antônio da Silva, comandante da Polícia Militar de Corumbá.