Ruiter relata trabalho de Corumbá para integração fronteiriça

 Pedro Goularte – BSB/DF 

  
Ruiter participa de painel e fala sobre experiências do trabalho em Corumbá para integração com cidades bolivianas

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participa nesta quarta-feira, em Brasília, de um painel sobre Integração e Fronteira, como parte do Encontro Nacional promovido pelo Governo Lula e que conta com a participação de cerca de 3,5 mil prefeitos brasileiros. O evento está marcado para o período das 16h30 às 18h, no Auditório Buriti, Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental, no Distrito Federal.

Ontem o prefeito corumbaense participou da abertura do encontro que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros, senadores e deputados federais. Presente também o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT).

A exposição do prefeito será durante o painel “Integração Fronteiriça: avanços e perspectivas”. O convite se deve justamente ao fato de Ruiter estar desenvolvendo na região, ações visando a integração das cidades localizadas nesta região, Corumbá e Ladário, do lado brasileiro, e Puerto Quijarro e Puerto Suarez, do lado boliviano.

Ruiter vai falar sobre a experiência de Corumbá na integração das zonas de fronteira. “Será importante para mostrar como é feito o trabalho e a evolução gradativa das propostas dos quatro municípios”, afirmou.

Segundo o chefe do executivo corumbaense, a Carta de Reivindicação dos municípios fronteiriços entregue aos presidentes Lula e Evo Morales (Bolívia), durante a visita dos dois nesta região de fronteira, será bastante trabalhada no painel.

“Vamos procurar detalhar todas as ações que constam no documento, mostrando como está sendo executado o trabalho de integração na nossa região”, comentou.

Para Ruiter, o fato de Corumbá ter sido convidado para fazer esta apresentação, mostra que a cidade, no que diz respeito a fronteira, “está sendo extremamente conhecida, em nível nacional, como uma referência. Isto se deve ao fato de estar realizando um trabalho pioneiro na integração efetiva das cidades fronteiriças”, destacou.

Ruiter vai também mostrar o lado importante da participação de Corumbá nas ações de combate a doenças endêmicas nas cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, com destaque à dengue.

“Corumbá está sendo referência na região, no que tange a este tipo de ação, não deixando que questões diplomáticas ou burocráticas, impeçam estas ações em defesa do bem estar da população”, disse.

Com Lula

Ruiter participou da reunião com Lula nesta terça-feira, que marcou a abertura do Encontro Nacional. Na oportunidade o presidente mostrou aos prefeitos os mais diferentes programas desenvolvidos pelo Governo Federal, com ênfase na área social, que podem gerar parcerias entre municípios e governo federal.

“Ele solicitou aos prefeitos que trabalhem intensamente no combate à mortalidade infantil, analfabetismo e na redução do excessivo número pessoas sem o registro civil. Em pleno século XXI, não podemos ter número tão alto dessa forma”, afirmou.

Outra questão foi com relação ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lula reafirmou compromisso no sentindo de manter entendimentos e ampliar o programa. “Disse que os prefeitos devem apostar nos investimentos para combater a crise”, comentou.

No entender do presidente, o PAC gera emprego e renda, importantes para superar a crise global. “Ele disse que os prefeitos devem apostar nisso e seguir com este pensamento”, informou, para concluir que “Corumbá já está apostando no PAC, intensificando as obras e viabilizando o cumprimento do cronograma para, dessa forma, gerarmos mais renda e emprego na cidade”.