Ruiter quer população engajada nas ações de prevenção à dengue

 Prefeitura de Corumbá

  
Para Ruiter, trabalho de prevenção à dengue tem que ser em parceria com população

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) quer toda a população residente na região de fronteira, engajada nas ações de prevenção à dengue. Ele reafirmou a necessidade da união entre os gestores públicos, mas deixou claro que o resultado somente será alcançado se a sociedade aderir a esta parceria estabelecida entre as Prefeituras de Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suarez, estas duas últimas em território boliviano.

Ruiter, na manhã desta segunda-feira, participou de um ato em Puerto Suarez, ao lado do prefeito Romualdo Urtado, que marcou o início de uma nova etapa dos trabalhos de prevenção à doença. Na sexta-feira da semana passada, o chefe do executivo corumbaense já havia participado de evento semelhante, em Quijarro.

Nesta segunda-feira, os trabalhos foram iniciados em Puerto Suarez e, a exemplo de Quijarro, contam com apoio da Prefeitura de Corumbá, que está disponibilizando toda estrutura necessária, material humano, equipamentos e maquinários, para a ação. A preocupação se deve à epidemia de dengue registrada em Santa Cruz de La Sierra, mais de 600 quilômetros da fronteira.

“O assunto é sério. É importante que todos nós estejamos compromissados com a saúde. O governo brasileiro está preocupado com a questão de Santa Cruz. A Prefeitura de Corumbá está disponibilizando apoio necessário. Os gestores públicos estão cumprindo sua principal atividade que é servir o cidadão. Mas, é fundamental a participação da sociedade. Todos nós temos que nos dedicar a esta causa para, se não erradicar, pelo menos minimizar o problema”, disse o prefeito a uma platéia composta por jovens estudantes de Puerto Suarez.

Para o prefeito corumbaense, a população deve reforçar esta parceria estabelecida entre os gestores públicos. Ruiter solicitou aos jovens alunos para que, em casa, “conversem com os pais, com os adultos”, para repassar os conhecimentos adquiridos durante uma apresentação teatral, a cargo da equipe de educação em saúde da Secretaria Executiva de Saúde da Prefeitura de Corumbá.

Lembrou que os jovens são formadores de opinião e que eles terão um papel importante para conscientização da população, no sentido de eliminar todos os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, mantendo quintais e terrenos limpos, livres de materiais que possam acumular água, principalmente neste período de chuva.

Integração

O prefeito corumbaense, antes de se dirigir ao encontro com os estudantes, conversou com o prefeito Romualdo Urtado, no gabinete do prefeito boliviano. Estava acompanhado dos secretários executivos de Saúde Pública, Cleber Colleone, e de Relações Institucionais, Carlos Porto.

Lembrou que a ação, iniciada na semana passada em Quijarro, faz parte de uma gestão pública integrada entre as quatro cidades da região que, em janeiro, entregaram uma carta aos presidentes Lula e Evo Morales, onde fizeram reivindicações para a busca do desenvolvimento da região.

Destacou que uma das reivindicações está relacionada justamente à saúde, e que o desenvolvimento somente será possível, através da melhoria de vida da população, “e a saúde está em primeiro lugar”, comentou.

Ruiter ressaltou que o trabalho que se vê hoje, em Corumbá, Ladário, Quijarro e Puerto Suarez, já é fruto de uma ação integrada entre os gestores públicos. Acredita que somente assim, “juntos, combateremos este mal”. Reafirmou apoio, colocando-se à disposição da população boliviana, para vencer o que ele próprio definiu de “fato real, concreto, e que não podemos ter aqui também”, referindo-se à epidemia em Santa Cruz.

“Temos que encarar o problema com seriedade, dedicação, para superarmos este obstáculo. Juntos, nós vamos vencer”, concluiu.