Prefeitura desenvolve projeto “Folia com Saúde” neste carnaval

A Prefeitura de Corumbá coloca em prática a partir de hoje, 18 de fevereiro, as ações do projeto “Folia com Saúde” que visa garantir a saúde do folião; prevenir casos de DST e Aids; promover a segurança alimentar – com fiscalização às barracas da praça da alimentação e dos ambulantes – e o combate à dengue.

Os trabalhos serão realizados pela Secretaria Executiva de Saúde Pública. A iniciativa segue determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). O carnaval de Corumbá vai de 20 a 24 de fevereiro.

Serão distribuídos 50 mil preservativos masculinos durante as cinco noites de Carnaval. A distribuição faz parte dos trabalhos de prevenção à Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Equipes do Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) atuarão ainda no combate a exploração infantil, em parceria com profissionais da Assistência Social.

A Saúde também vai orientar quanto à manipulação e conservação de alimentos, junto aos ambulantes e comerciantes das barracas da praça de alimentação. O intuito é reduzir riscos de infecções alimentares. Também serão promovidos trabalhos de borrifação espacial no locais de maior concentração popular.

Uma ambulância, com dois profissionais, ficará de plantão a partir desta quarta-feira no cruzamento da rua Sete de Setembro com avenida General Rondon. Ela servirá de base para os serviços da Secretaria de Saúde, que terá 25 pessoas trabalhando no carnaval.