Na Câmara, Ruiter destaca união pelo desenvolvimento de Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
No início do ano legislativo, Ruiter faz balanço de seu primeiro mandato, ressaltando a união entre os poderes

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira participou na noite de ontem da sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos da 59ª legislatura da Câmara Municipal de Corumbá. A cerimônia aconteceu no plenário da Casa do Barão de Vila Maria e reuniu diversas autoridades políticas, civis e religiosas da região.

Em seu discurso, o prefeito desejou sucesso aos vereadores eleitos e fez um balanço de seu primeiro mandato. “Depois de bem servir no cumprimento do mandato recebido, o dever mais sagrado do mandatário é prestar contas diante dos representantes do povo”, afirmou Ruiter.

Para o prefeito, a realização mais importante dos últimos quatro anos de sua administração foi a “mudança invisível na participação política e na auto-estima da população”. Ele creditou esse avanço principalmente à união das esferas políticas em torno dos interesses da cidade. Lembrando do esforço para manter a cidade na primeira fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Ruiter afirmou que “nunca estivemos mais unidos e nunca os resultados dessa união foram tão benéficos para Corumbá”, disse.

“A união das forças políticas em torno do interesse comum da prosperidade produziu excelentes resultados. Eu espero que continue a produzir resultados ainda melhores nos próximos quatro anos. Se depender da qualidade da representação popular expressa nesta legislatura eu não tenho dúvida de que legaremos ao futuro um exemplo inesquecível de conduta política”, complementou.

Ruiter ainda garantiu a implantação de novos programas sociais e a manutenção de projetos já existentes, como o Prefeito Presente, Se Essa Rua Fosse Minha e o Mãe Crechera.

“Começaremos, dentre outros, a implantar os programas Escola Integrada, Cidade da Família, Cidade Branca e o Povo das Águas. O primeiro passo já foi dado, com a criação do Escritório de Projetos que é capaz de desenvolver e gerenciar projetos em rede na qual todas as secretarias podem interagir ao mesmo tempo”, continuou.

Segundo o prefeito, a harmonia entre Executivo e Legislativo será essencial para a realização dessas e outras ações. “Temos recursos, temos capacidade técnica, mas sempre faltará governabilidade, porque integrar exige que cada um abra mão de uma parte do seu poder e compartilhe decisões com gestores de outras áreas. Essa é a questão fundamental da gestão integrada, para qual os senhores vereadores podem ajudar muito, colocando olhar critico sobre as demandas dos setores e corporações que resistem a compartilhar seus recursos”.

Além dos vereadores eleitos para o quadriênio 2009-2012, o vice-prefeito Ricardo Eboli, os secretários Cássio Augusto da Costa Marques, Lamartine de Figueiredo Costa, Daniel Martins, Carlos Porto, Fermiano Yarzon, Maria Lucia Ortiz Ribeiro e Lucinéia Barreto participaram da sessão solene. O deputado estadual Marquinhos Trad, o bispo diocesano Segismundo Martinez, o comandante do 17º Bfron, José Carlos dos Santos, e o capitão de Mar e Guerra Alexandre de Morais Reis também participaram da cerimônia.