Mostra fotográfica marca início do carnaval corumbaense

A Prefeitura Municipal de Corumbá definiu a programação do Carnaval 2009. A festa começa na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, com a mostra fotográfica “Carnaval de Todos os Tempos”. Este ano, a exposição será montada na Estação Natureza Pantanal, localizada na ladeira José Bonifácio. A abertura acontece às 18h.

O espaço ficará aberto para visitação pública entre os dias 12 e 22 de fevereiro. Durante a semana, a exposição acontece das 8h às 12 horas e 14h às 18 horas. Aos sábados (14/02 e 21/02) o horário de visitação será apenas no período vespertino, das 14h às 18h. No dia 22, domingo, a visita acontece das 8h às 12h.

No dia 13, sexta-feira, será realizado o concurso para escolha do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval 2009 e a coroação da Corte de Momo. A festa começa às 20h na praça Generoso Ponce. Após o concurso, haverá show com a Banda do Roxo e a Banda da Corte.

O ensaio geral das escolas de samba será a atração do domingo (15). A exemplo do que aconteceu em 2008, a festa será uma prévia do que cada agremiação prepara os dias de desfile oficial. No ano passado, mais de 7 mil pessoas foram até a passarela do samba conferir de perto a preparação das escolas. O ensaio começa às 19h.

Na quarta-feira, dia 18, começa o desfile dos blocos de sujo. O Sandálias de Frei Mariano é a grande atração da noite. Em seguida, haverá show popular com a Banda Quijarro. Na quinta, é a vez do bloco Chupeta levar para a avenida General Rondon toda sua irreverência e animação. Ainda no dia 19, acontece o tradicional Desfile de Fantasias do Clube Corumbaense. Na mesma noite, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira faz a entrega das chaves da cidade para o Rei Momo. A solenidade acontece no Corumbaense, às 21h.

Na sexta-feira (20), a folia começa logo cedo com o Carnaval Infantil. O evento se repete até a terça-feira, dia 24. Às 18h, na Praça a Independência, tem o Carnaval dos Velhos Tempos, que também será realizado até a terça-feira. Na sexta, a animação fica por conta da Banda Quijarro.

No circuito do samba, a folia continua com os blocos. Os sujos Cibalena e Cabrisgrilo e os independentes Os Cafajestes, Fúria Pantaneira e Skolbramados devem arrastar uma multidão de foliões para a General Rondon . À meia noite, o show baile da Generoso Ponce terá as atrações das bandas O Furacão MBW e São Paulo Show.

No sábado (21), os onze blocos oficiais de Corumbá serão a grande atração. O independente Afoga o Ganso também desce nesta noite. O baile popular, previsto para começar às 2h30, será animado pelas bandas Encontro Marcado e São Paulo Show. Durante o dia acontece o Carnaval no Porto Geral, com a banda Art Samba e o Carnaval no Distrito de Albuquerque, com a banda Destak Especial. A banda Seculu’s anima o Carnaval dos Velhos Tempos no Jardim da Independência.

No domingo, dia 22, a Avenida fica para as escolas de samba do grupo B. O desfile começa às 20h. Em seguida, descem os blocos independentes Maria Leite, Os Mula da Quadra e Os Biriguis. Os shows das bandas Stação 4 e São Paulo Show começam às 2h. No Porto Geral, durante a manhã, a animação fica por conta do grupo Sambatuque. A Quijarro fará a festa no Carnaval dos Velhos Tempos.

A segunda-feira (23) de Carnaval é das escolas do grupo A. O desfile começa às 20h. Os blocos independentes Os Guerreiros e Os Cafajestes também se apresentam no dia 23. Encontro Marcado e São Paulo Show fazem a festa no baile popular, previsto para começar às 2h. No Porto, a atração é o ArtSamba. No Jardim, será a Seculu’s.

As grandes atrações da terça-feira, 24 de fevereiro, são o Carnaval Cultural – com o desfile de Corso, Bloco de Frevo, Ala das Pastoras, Bloco dos Marinheiros e Bloco dos Palhaços – e dos cordões Cravo Vermelho, Paraíso dos Foliões, Cinelândia e Flor de Corumbá. A festa começa às 20h. O Afoga o Ganso também se apresenta no dia 24. À meia noite, começa o show do Furacão MBW e São Paulo Show na Generoso Ponce.

Ainda na terça-feira, a folia no Carnaval dos Velhos Tempos fica por conta da banda Seculu’s. Já no Porto Geral, a banda Sambatuque garante a animação dos foliões. A apuração das campeãs do Carnaval 2009 acontece na quarta-feira, 25 de fevereiro, na praça Generoso Ponce.