Em Corumbá, atração hoje fica por conta das escolas do grupo 2

  Marcos Boaventura

  
A Pesada desfila hoje, prometendo muita alegria, para voltar ao grupo 1

A Caprichosos de Corumbá será a primeira agremiação a se apresentar em Corumbá, na abertura do desfile das Escolas de Samba, um dos destaques do carnaval corumbaense. Integrante do grupo 2, ela abre a noite desse domingo, dia 22 de fevereiro. A ordem do desfile foi estabelecida pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (LIESCO). A festa é realizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação Especial de Cultura e Turismo, em parceria com a LIESCO.

Nesse domingo se apresentam as quatro agremiações que compõem o grupo 2. Além da Caprichosos, passam pela avenida A Pesada, Mocidade Independente da Nova Corumbá e, encerrando o primeiro dia dos desfiles, a Marques de Sapucaí. O início das apresentações será às 20h.

Caprichosos de Corumbá

A Caprichosos de Corumbá vai abrir os desfiles das escolas de samba de Corumbá no domingo, 22 de fevereiro, às 20h. Buscando chegar ao grupo especial no próximo ano, a Caprichosos fará uma exaltação à África contando a importância do continente para a civilização.

Os 550 componentes da escola contarão os encantos e imensas riquezas culturais da África e o legado deixado ao povo brasileiro em diversos segmentos, como a música e a religião, por exemplo. A agremiação ainda dará destaque à força da comunidade negra local que “vem criando força em Corumbá”, como diz a letra do samba-enredo.

Fundada em 29 de setembro de 1992, a agremiação foi última colocada no carnaval passado e busca a recuperação este ano, para subir ao grupo considerado da elite.

A Pesada

Segunda escola a desfilar na avenida General Rondon neste domingo o Grêmio Recreativo e Escola de Samba A Pesada recorre ao universo mágico e mítico de Monteiro Lobato para retornar ao grupo especial da Folia corumbaense.

Os mil componentes que a agremiação promete levar para a Passarela do Samba vão proporcionar uma viagem pelas “reinações de Narizinho”, habitante do mundo do escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo. Na avenida, ao alcance dos olhos, estarão Emília, Cuca, Dona Benta, Pedrinho, Visconde e Tia Nastácia passando apresentando o mundo da sabedoria e conhecimento proporcionado pela educação e cultura.

A Pesada ficou em quarto lugar no grupo 1 em 2008, desceu para o grupo 2 e, agora, tenta voltar à elite. Foi fundada em 6 de janeiro de 1970.

Mocidade Independente da Nova Corumbá

Terceira a desfilar na General Rondon, a Mocidade Independente da Nova Corumbá entrará na Passarela do Samba com o objetivo de resgatar a tradição de apresentar um desfile com grande qualidade técnica e se credenciar a subir para o grupo especial.

Para retornar à elite do carnaval corumbaense, a Mocidade da Nova Corumbá, única escola de samba da parte alta da cidade, levará a história da própria agremiação, que está completando 10 anos, e fará uma homenagem aos 20 anos de carreira do colunista social Alfredo Sartory.

Fundada em 22 de junho de 1999, é outra agremiação que busca o título para fazer parte da elite, em 2009.

Marquês de Sapucaí

Disposta a subir para o grupo de acesso a Marquês de Sapucaí levará para a Avenida o universo circense. Divididos em 13 alas, os 620 componentes da agremiação vão apresentar um passeio lúdico pelo mundo que fascina crianças e adultos. Palhaços; bailarinas e trapezistas transformarão a passarela do samba corumbaense num picadeiro a céu aberto.

O enredo da Marquês também vai propor uma analogia entre a vida e o circo ao discutir os desafios que o ser humano precisa enfrentar no cotidiano.

Marquês de Sapucaí encerra o primeiro dia do desfile e promete muita luta para conquistar o título e acesso ao grupo principal do carnaval corumbaense. Foi fundada em 29 de janeiro de 1988.