Em Brasília, Ruiter destaca ações para integração fronteiriça

 Arquivo

  
Integração das cidades de fronteira já foi assunto abordado por Ruiter e Zé Antônio com Lula e Evo, durante encontro na região

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) faz amanhã, quarta-feira, em Brasília, uma exposição das ações desenvolvidas pela sua administração em Corumbá, com vista à integração das cidades fronteiriças. Ele será um dos palestrantes no Encontro Nacional – Integração e Fronteira, que acontece no período das 16h30 às 18h, no Auditório Buriti, Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental, no Distrito Federal.

Ruiter está em Brasília desde ontem, atendendo convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para participar de um encontro de prefeitos brasileiros com o presidente e integrantes do Governo Federal. O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT) também vai participar do evento. Os dois estão acompanhados do secretário executivo de Relações Institucionais Carlos Porto.

A exposição do prefeito corumbaense será durante o painel “Integração Fronteiriça: avanços e perspectivas”. O convite se deve justamente ao fato de Ruiter estar desenvolvendo na região, ações visando a integração das cidades localizadas nesta região, Corumbá e Ladário, do lado brasileiro, e Puerto Quijarro e Puerto Suarez, do lado boliviano.

Em janeiro, quando da visita de Lula e do presidente boliviano Evo Morales nesta região de fronteira, Ruiter entregou uma carta de reivindicação aos dois presidentes, assinada pelos quatro prefeitos, focando a necessidade de uma maior integração das cidades fronteiriças, através de ações conjuntas, visando implantação de políticas públicas e programas nacionais específicos nas áreas de saúde, educação e assistência social das populações vizinhas; questões de segurança, entre outros assuntos, todos voltados ao desenvolvimento dos dois lados da fronteira.

Encontro

O encontro de Lula com os prefeitos brasileiros será aberto hoje à tarde, às 14h (horário de Brasília), com a presença do presidente que vai expor a importância das parcerias dos municípios com o Governo Federal. O ato será no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Ruiter e Zé Antônio, após a abertura, participam de um Ato Político no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, com a presença de dirigentes nacionais, militantes, lideranças políticas e autoridades, em comemoração aos 29 anos do PT.

Amanhã, dia 11, os dois prefeitos pantaneiros participam do encontro que discutirá integração fronteiriça. No dia 12, quinta-feira, está programada a reunião do Comitê Brasileiro da Cooperação descentralizada e Federativa franco-brasileiro, das 09h às 13h, no auditório anexo do Palácio do Planalto, e às 13h30, almoço na Embaixada da França oferecido por Xavier Lapeyre de Cabanes, Ministro Conselheiro da Embaixada. O retorno a Corumbá será na sexta-feira, dia 13.