Corumbá trabalha ação de prevenção à dengue de casa em casa

 Prefeitura de Corumbá

  
Agentes trabalham na prevenção à dengue e eliminam focos do mosquito

As ações de prevenção à dengue na cidade de Corumbá estão sendo desenvolvidas de casa em casa. Depois do bairro Aeroporto, agentes da Secretaria Executiva de Saúde Pública, da Prefeitura Municipal, iniciaram neste sábado, a campanha de conscientização no bairro Aeroporto que será estendido ao Arthur Marinho, Cervejaria e Generoso.

A campanha segue uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), no sentido de intensificar as ações preventiva na cidade corumbaense e nos municípios fronteiriços como Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suarez (estas duas últimas, cidades bolivianas localizadas na fronteira com o Brasil).

Os trabalhos, em 2009, foram desencadeados em janeiro com o programa Troque Com a Gente, realizado simultaneamente em Corumbá e Ladário. Agora, as ações foram estendidas também em território boliviano, atendendo solicitação feita pelas autoridades daquele país. A preocupação se deve ao fato de que, em Santa Cruz, mais de 600 quilômetros de distância, há uma epidemia da dengue.

“Estamos tomando todas as providências necessárias para prevenir a doença em nossa região. Hoje, as ações estão concentradas em Corumbá e em Puerto Quijarro”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla.

Em Quijarro, os trabalhos foram desencadeados na quinta-feira através do treinamento de jovens estudantes, para auxiliar agentes de endemias no Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), iniciado ontem, sexta-feira.

Hoje, sábado, uma equipe da saúde realizou aplicação de inseticida (fumacê) logo nas primeiras horas da manhã em vários pontos da cidade. O trabalho será repetido na próxima semana. Além disso, equipes da Secretaria Executiva de Infraestrutura da Prefeitura de Corumbá, com apoio da Prefeitura de Quijarro, iniciou trabalho de limpeza e remoção de lixo na cidade.

Conscientização

Paralelo ao trabalho na Bolívia, a Secretaria Executiva de Saúde iniciou a campanha de conscientização no Dom Bosco, dando sequência às ações desencadeadas na quinta-feira. Segundo o supervisor da área, Elivelton da Silva, a ação será de casa em casa. “Estamos procurando conscientizar todos os moradores sobre a necessidade de eliminar os focos do mosquito, mantendo seus quintais limpos, se prevenindo contra a dengue”, disse.

Trabalho semelhante foi realizado na Popular Velha e no Aeroporto. Além dos agentes lotados no Estratégia de Saúde da Família do Dom Bosco, serão utilizados também maquinários da Secretaria Executiva de Infraestrutura, para lkimpeza geral do bairro.

A iniciativa objetiva reduzir as chances de proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. “Corumbá se mantém vigilante e desenvolve trabalho rotineiro de combate e prevenção à dengue”, disse Viviane. A expectativa é concluir a ação no no Dom Bosco até quarta-feira.

 Prefeitura de Corumbá

  
Na Bolívia, aplicação de inseticida para combater a dengue