Comunidade do bairro Dom Bosco adere à luta contra dengue

 Prefeitura de Corumbá

  
Na Popular Velha, população participa do Troque Com a Gente

Os moradores do bairro Dom Bosco estão dando um exemplo de conscientização eliminando os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Eles aderiram a campanha iniciada na comunidade no último sábado, limpando seus quintais e colocando o lixo nas calçadas, para ser recolhido por equipes da Prefeitura Municipal.

A constatação foi feita pela gerente de vigilância em saúde da Secretaria Executiva de Saúde Pública, Viviane Ametlla. Ela, na manhã de hoje, acompanhou os trabalhos que estão sendo executados por equipes da própria pasta e também da Secretaria Executiva de Infraestrutura, responsável pelo recolhimento de todo o lixo, bem como pela limpeza do bairro.

Segundo Viviane, o fato dos moradores estarem depositando todo o lixo nas calçadas, mostra que o trabalho de conscientização iniciado sábado pelos agentes, está surtindo efeito positivo. Ela espera que o bom exemplo seja seguido pelos moradores de outros bairros que serão atendidos pela ação, caso da Cervejaria, e também do centro da cidade.

A gerente lembra que, no Aeroporto, o trabalho realizado na semana passada, também teve resultado positivo. “Os moradores estão se conscientizando e ajudando o Poder Público nestas ações de prevenção à dengue. A população está fazendo a sua parte”, ressaltou.

Hoje, terça-feira, a campanha acontece no bairro da Cervejaria. Nos dias 18, 19 e 20, outra equipe atuará no centro da cidade. A ação acontece de casa em casa, como forma de orientar os moradores sobre a importância de manter a limpeza, eliminando focos da doença.

Troque Com a Gente

Também nesta terça-feira, equipes da saúde desenvolvem o programa Troque Com a Gente no bairro Popular Velha. A ação foi desencadeada atendendo solicitação dos próprios agentes do Estratégia de Saúde da Família da comunidade, após observarem o excesso de materiais apropriados para proliferação da larva do Aedes aegypti, depositados nos quintais das residências localizadas nos bairros.

Viviane explicou que, diante do problema, a Prefeitura optou pela realização do Troque Com a Gente no bairro e o resultado, já na primeira hora, mostrava a realidade: grande quantidade de garrafas pets, garrafas de vidro, pneus e outros materiais apropriados para procriação do mosquito, todos retirados dos quintais e trocados por kits escolares.

Além da Popular Velha, outras duas comunidades serão atendidas esta semana pelo Troque Com a Gente. No dia 19, quinta-feira, a ação acontece simultaneamente nos bairros Cristo Redentor, com um posto de troca na rua Minas Gerais, entre a Tiradentes e Ladário, e no Cravo Vermelho I, com um posto no campo de futebol. O horário também será entre 08h e 12h.