Câmara da Capital reconhece importância do “Mãe Crechera”

 Prefeitura de Corumbá

  

 Projeto já beneficiou mais de 2 mil crianças com atendimento nas creches durante o mês de janeiro

A iniciativa da prefeitura de Corumbá que garante creche durante o ano todo para as crianças ganhou destaque na Câmara de Vereadores de Campo Grande, com a aprovação de voto de congratulação ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) pela realização do projeto. As creches de Corumbá funcionam durante as férias de julho e de janeiro, com o apoio de professores e de mães da comunidade, que recebem bolsa-auxílio para trabalhar no período.

O voto de congratulação foi proposto pelas vereadoras Grazielle Machado (PR) e Thaís Helana (PT) e foi aprovado em plenário no dia 5 de fevereiro. O presidente da Câmara dos Vereadores de Campo Grande, Paulo Siufi (PMDB), enviou ofício ao prefeito Ruiter informando sobre a homenagem.

No documento, Siufi destaca o “reconhecimento desta Casa de Leis por essa iniciativa tão nobre que vem ao encontro das necessidades das mães trabalhadoras”. O presidente da Câmara afirma que, “em decorrência desses relevantes projetos, as mães não precisam interromper suas jornadas de trabalhando”. E completa lembrando que a ação garante às mães desempregadas a possibilidade de ganho extra, além de um excelente atendimento às crianças.

Em resposta, o prefeito Ruiter Cunha agradeceu o voto de congratulação e afirmou estar honrado com o gesto dos vereadores da Capital. Para Ruiter, ele significa o reconhecimento de uma ação que contribui com a sociedade, não só de Corumbá, como de outras regiões sensíveis à proteção e educação das crianças oriundas de família de baixa renda.

O prefeito avalia que o elogio recebido da Câmara de Campo Grande é um incentivo para que a administração de Corumbá aprimore ainda mais os serviços prestados à população. Ruiter disse também que torce para que a divulgação do projeto incentive outras cidades a adotar iniciativas semelhantes para beneficiar a comunidade. Hoje, a maioria das cidades fecha as creches durante as férias.

O projeto

Desde 2006, as creches mantidas pela prefeitura de Corumbá não param nem nas férias de inverno nem nas de verão. Nas férias de julho, a prefeitura paga a professores um valor extra para manter os estabelecimentos funcionando. Em janeiro, o alcance do projeto vai além: mães atendidas pelas creches são selecionadas e tem uma renda extra para ajudar a cuidar das crianças da comunidade, sob a supervisão de professores.

O projeto já beneficiou mais de 2 mil crianças. Em 2009, foram 800 crianças durante o mês de janeiro. Para que elas pudessem ser atendidas, 89 mães que têm filhos nas creches foram selecionadas e fizeram um curso preparatório para poder trabalhar cuidando das crianças.

O exemplo de Corumbá elogiado pela Câmara dos Vereadores de Campo Grande também teve destaque na imprensa nacional, com reportagens na TV Record e no programa Globo Repórter, um dos mais tradicionais da televisão brasileira.