Agentes fazem ação de prevenção à dengue em Corumbá

Mais de cem agentes comunitários de saúde e de vigilância em saúde estão realizando na manhã desta sexta-feira, uma intensa campanha na cidade, de prevenção à dengue. Os trabalhos estão sendo intensificados nas regiões dos bairros da Popular Velha e Maria Leite, além de parte da região central.

A estratégia foi discutida na tarde de ontem, quinta-feira, durante um encontro dos agentes com os secretários Lamartine Figueiredo Costa (Ações Sociais) e Cleber Colleone (Executivo de Saúde Pública), no Espaço Educacional.

Hoje, logo nas primeiras horas da manhã, as equipes iniciaram os trabalhos em três áreas, divididas pela gerência de vigilância em saúde da Prefeitura, com concentração no ginásio Poliesportivo, TV Morena e Unidade Básica de Saúde da Popular Velha.

Somente na área do Poliesportivo, duas equipes com 25 profissionais cada, estão encarregadas de fazer a cobertura de uma área que atinge parte do centro e Maria Leite. As outras duas vão atuar diretamente na Popular Velha.

“Será uma ação de casa em casa e a previsão é que até o início da tarde, os trabalhos estejam concluídos”, explicou o secretário Cleber Colleone. Ele acompanhou o início dos trabalhos hoje, juntamente com Lamartine e, mais uma vez, solicitou a necessidade de orientar os moradores sobre a importância de se eliminar os focos de proliferação do mosquito, para evitar a dengue.

Lamartine lembrou que a orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), é no sentido de livrar Corumbá do problema que, no ano passado já atingiu Campo Grande, Dourados e outras cidades do Estado, e que este ano, atinge a Bolívia, na região de Santa Cruz, principalmente.

Lembrou também o fato de que a Prefeitura está também atuando na Bolívia onde, amanhã, faz trabalhos de limpeza, para eliminação de focos, em Puerto Suarez.

Centro

A ação faz parte de um trabalho iniciado na semana passada e que já atingiu os bairros do Aeroporto, Dom Bosco, Arthur Marinho e Cervejaria. Hoje, outra equipe está atuando no centro da cidade, da rua América para baixo, no sentido rio Paraguai. A parte alta, acima da América, será coberta por uma das equipes que iniciou a campanha na manhã de hoje.