Ruiter sanciona feriado municipal no Dia da Consciência Negra

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira sancionou a Lei Municipal nº 2.084, de 19 de dezembro de 2008, que instituiu como feriado municipal o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A partir deste ano, a data será incluída no Calendário Municipal de Eventos. Elaborada pelo Executivo, a Lei ainda denomina como “Parque Municipal Zumbi dos Palmares” a área situada na rua Pedro de Medeiros, entre as ruas Frei Mariano e Oriental, no bairro Popular Velha.

O espaço – de sete hectares – contará com quadras poliesportivas, campo de futebol, área verde e concha acústica, para manifestações artísticas e culturais de diversos segmentos. “É muito mais que um simples feriado, criamos a oportunidade de realizar um grande evento para debater com a população a importância e o significado dessa data”, comentou o prefeito.

Segundo Ruiter, a Lei Municipal é “uma justa homenagem aos negros, que compõem aproximadamente 70% da população de Corumbá”. A data, explicou, levará à “conscientização e reflexão de todos sobre a importância da cultura do povo africano na formação da cultura nacional”.

Com a instituição do feriado municipal do Dia da Consciência Negra, Corumbá segue exemplo de cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo que já celebram a data.